terça-feira, 28 de setembro de 2021

Lideranças sindicais se reúnem com gestão de Maceió para cobrar implantação do piso salarial dos ACE


 Representantes do SINDACS-AL, SINDAS e AACEM voltaram a cobrar cumprimento da Lei Federal 13.708/18 no município


Nesta terça-feira (28), o SINDACS-AL, representado pelo presidente Nelson Cordeiro, e líderes do SINDAS, Maurício Sarmento, e da AACEM, Normandes Júnior, estiveram na sede da Prefeitura de Maceió reunidos com a secretária de saúde Célia Fernandes, a secretária de gestão Rayanne Tenório e o procurador geral do município David da Guia, para dar continuidade às negociações sobre a implantação do piso salarial nacional dos agentes de combate às endemias.


Garantida pela Lei Federal 13.708/18, a implantação do piso salarial nacional para os agentes de combate às endemias é um direito que vem sendo ignorado pela Prefeitura de Maceió desde a gestão anterior. A categoria recebe como vencimento inicial R$ 1.100,00 (mil e cem reais), enquanto o valor atualmente adotado em todo o Brasil é de R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais). 


De acordo com o presidente Nelson Cordeiro, essa mudança vem sendo cobrada em constantes tentativas, mas até o momento a reivindicação não foi atendida. “Tentamos negociar a implantação do piso desde a gestão passada e, no início da transição da Prefeitura, o SINDACS-AL voltou a negociar com representantes do prefeito JHC para regularizar o salário base da categoria”, explicou.


Para avançar nas negociações, uma nova reunião ficou agendada para o dia 13 de outubro. Segundo o presidente do SINDACS-AL, o novo encontro contará com a participação da secretária de saúde Célia Fernandes, da secretária de gestão Rayanne Tenório e também da coordenadora do programa de endemias do município, Fernanda Rodrigues. “A reunião, que vai acontecer na SEMGE, tem como objetivo discutir detalhes e levantar mais informações sobre situações que envolvem o piso salarial como, por exemplo, a carga horária da categoria”, pontuou.


O SINDACS-AL continuará acompanhando de perto todos os trâmites para garantir a implantação do piso salarial dos agentes de combate às endemias de Maceió.