sexta-feira, 24 de setembro de 2021

ACS e ACE de Maragogi deliberam sobre paralisação da categoria


 Decisão foi tomada durante assembleia geral realizada nesta sexta-feira (24)


O SINDACS-AL, representado pelo vice-presidente Alex Silva e pelo diretor executivo Fernando Cândido, esteve na manhã desta sexta-feira (24) reunido em assembleia geral com agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Maragogi. A ação foi realizada na Câmara de Vereadores do Município.


O encontro teve como objetivo discutir inúmeras pautas pendentes de interesse da categoria, como o Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), incentivo de final de ano, Previne Brasil, ponto eletrônico e melhores condições de trabalho.


De acordo com o vice-presidente do SINDACS, Alex Silva, os ACS e ACE estão insatisfeitos com a falta de diálogo com a gestão de Maragogi. "Após um amplo debate e deliberação sobre as reivindicações, a categoria decidiu por unanimidade fazer uma paralisação de advertência de 24 horas, programada para o dia 14 de outubro", contou.


A assessoria jurídica do SINDACS-AL fará o comunicado oficial para que a gestão tome conhecimento da decisão. "Esperamos que o prefeito dê um retorno sobre as nossas reivindicações antes disso, caso contrário a paralisação acontecerá de fato", complementou o diretor Fernando Cândido.


LUTA EM BRASÍLIA (DF)



Na ocasião, pautas de luta à nível nacional também foram amplamente discutidas, como a PEC 22/2011, que dispõe sobre o reajuste salarial da categoria, a PEC 14/2021, que trata da aposentadoria especial, e o PL 1802/19, que permite que agentes comunitários de saúde e de combate às endemias acumulem cargos públicos.


Os líderes do SINDACS-AL também informaram aos agentes sobre uma caravana para Brasília que está sendo promovida em conjunto com a FENASCE, federação da qual o diretor Fernando Cândido também é membro. “Teremos uma especial para a categoria em homenagem ao Dia dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, mas também faremos uma grande mobilização em defesa do reajuste do piso salarial e da aposentadoria especial”, concluiu.