quinta-feira, 23 de setembro de 2021

Implantação do piso nacional para agentes de endemias de Maceió volta a ser debatida com gestão municipal


 Líderes do SINDACS-AL se reuniram com chefe de gabinete da Secretaria de Gestão na tarde da última quarta-feira (22)


Na tarde da última quarta-feira (22), o presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, e o diretor executivo, Fernando Cândido, se reuniram com o chefe de gabinete da Secretaria Municipal de Gestão de Maceió, Pedro Leal, para mais uma rodada de negociações sobre a implantação do piso salarial nacional dos agentes de combate às endemias.


A implantação do piso salarial nacional para os agentes de combate às endemias de Maceió, é um direito garantido pela Lei Federal 13.708/18, mas vem sendo ignorado pela Prefeitura de Maceió desde a gestão anterior. Os agentes de endemias estão recebendo como vencimento inicial apenas R$ 1.100,00 (mil e cem reais), enquanto o valor adotado atualmente em todo o Brasil é de R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais).


A adequação dos valores já vem sendo cobrada em constantes tentativas desde a gestão anterior, mas até o momento a reivindicação não foi solucionada. Desde o início da transição na Prefeitura, o SINDACS-AL voltou a negociar com representantes da gestão do prefeito JHC para regularizar o salário base da categoria. 


De acordo com Fernando Cândido, a abertura de diálogo com a nova gestão vem sendo positiva. “Já tivemos algumas reuniões importantes e estamos vislumbrando uma conclusão positiva sobre essa luta que já travamos há muito tempo", afirmou.


“O SINDACS-AL não medirá esforços para que os direitos dos agentes sejam devidamente garantidos. Esse é o nosso objetivo como entidade representativa da categoria”, concluiu Nelson Cordeiro.