quarta-feira, 15 de setembro de 2021

SINDACS-AL atualiza agentes de Atalaia sobre incentivo do Previne Brasil e pautas de luta nacional


 Com a presença de dirigentes do sindicato, a reunião foi realizada na manhã desta quarta-feira (15)


O SINDACS-AL, representado pelo presidente Nelson Cordeiro, pelo diretor executivo Fernando Cândido e pelos coordenadores municipais Alan Xavier e Wanderson Nunes, esteve reunido com os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Atalaia para atualizar sobre a implantação do Previne Brasil e outras pautas de luta da categoria.


Em sua fala inicial, o presidente Nelson Cordeiro lembrou que em janeiro deste ano o SINDACS-AL esteve no município realizando uma assembleia geral para discutir a falta de pagamento do mês de dezembro de 2020, uma pendência deixada pela gestão anterior. “Nós nos mobilizamos, lutamos para solucionar o problema e o salário foi pago”, comentou destacando a importância da união da categoria e das entidades representativas de classe na defesa de direitos fundamentais.


De acordo com o coordenador municipal Alan Xavier, o projeto de lei que trata sobre o incentivo do Previne Brasil já está pronto na Procuradoria Geral do Município. “A qualquer momento o documento será encaminhado para votação na Câmara de Vereadores”, contou. 


O coordenador municipal Wanderson Nunes informou que o SINDACS-AL irá cobrar da gestão o pagamento dos incentivos de 2020. “Consta no termo de ajustamento de conduta o compromisso assumido pela prefeitura de realizar o pagamento, no entanto apenas os salários foram pagos. Por isso, nós vamos intensificar a cobrança e se nada for feito ingressaremos com uma ação judicial”, enfatizou.


A mobilização de lideranças sindicais em Brasília, na defesa dos ACS e ACE, também foi amplamente discutida durante a reunião. Fernando Cândido, que também é dirigente da FENASCE, pontuou os detalhes sobre a PEC 22/2011, que dispõe sobre o reajuste salarial da categoria; sobre a PEC 14/2021, que trata da aposentadoria especial; e sobre o PL 1802/19, que permite que agentes comunitários de saúde e de combate às endemias acumulem cargos públicos. 


Os dirigentes também informaram aos agentes sobre uma caravana que está sendo promovida pelo SINDACS-AL e pela FENASCE com destino à Brasília. “Durante o evento haverá uma programação dedicada ao Dia dos Agentes Comunitários de Saúde e de Combate às Endemias, além de uma forte mobilização em defesa do reajuste do piso salarial e da aposentadoria especial da categoria”, explicou Fernando Cândido. 


“Estamos mobilizando toda a categoria para participar dessa ação. Estamos batalhando por melhores condições de trabalho e mais dignidade. Essa luta é de todos nós”, concluiu Nelson Cordeiro.