segunda-feira, 13 de setembro de 2021

Dirigentes do SINDACS-AL se reúnem com secretária de gestão de Maceió para discutir piso salarial dos ACE


 Pauta voltou a ser cobrada durante encontro na última segunda-feira (13)



Representado pelo presidente Nelson Cordeiro, pelo diretor executivo Fernando Cândido e pelo secretário Sérgio Leandro, o SINDACS-AL se reuniu na tarde desta segunda-feira (13) com a secretária de gestão de Maceió, Rayanne Tenório, para retomar o diálogo sobre a implantação do piso salarial nacional dos agentes de combate às endemias.


Durante o encontro, os dirigentes sindicais reforçaram a importância que o tema merece. Desde a gestão anterior, o SINDACS-AL e outras entidades representativas reivindicam o cumprimento deste direito, que é garantido pela Lei Federal 13.708/18. “Maceió é um dos poucos municípios que ainda não implantou o piso salarial nacional para os agentes de combate às endemias. Esse é um direito fundamental que não podemos abrir mão em nenhuma hipótese”, destacou Nelson Cordeiro.


Os agentes de combate às endemias recebem R$ 1.100,00 (mil e cem reais), mas o valor adotado nacionalmente é de R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais) e um novo reajuste já vem sendo negociado por lideranças sindicais em Brasília (DF). O diretor executivo do SINDACS-AL, que também compõe a diretoria da FENASCE, vem acompanhando de perto as reivindicações que ocorrem na Capital Federal e lamenta o atraso no cumprimento da lei na capital alagoana. “Já estamos lutando por um novo salário base, mas até o momento o último reajuste conquistado pela categoria não foi devidamente cumprido em Maceió”, comentou. 


A secretária Rayanne Tenório ressaltou que, de acordo com o compromisso assumido na reunião anterior, conversou a respeito da implantação do piso salarial dos agentes de endemias em Maceió com o prefeito JHC, que se demonstrou sensível e interessado em resolver o problema. Ela informou ainda que está concluindo um estudo que visa solucionar o problema e que, com a devida implantação do salário base, serão gerados também reajustes nas progressões por título e por mérito na tabela do plano de carreira, no anuênio e na insalubridade. Por isso, a gestão precisa de mais tempo para apresentar o resultado desse estudo.



“A secretária pediu um pouco mais de tempo e um voto de confiança, porque da mesma forma que encontrou a solução para a reposição salarial e a implantação da progressão por mérito do conjunto dos servidores, também encontrará a solução para implantação do piso salarial dos agente de combate às endemias”, concluiu Fernando Cândido.

O SINDACS-AL continuará acompanhando todos os trâmites adotados pela gestão de Maceió para o cumprimento da Lei Federal N° 13.708/18.