Com representação do presidente Nelson Cordeiro e do diretor Fernando Cândido, encontro foi realizado na tarde desta quarta-feira (21)
O SINDACS-AL, por meio do presidente Nelson Cordeiro e do diretor Fernando Cândido, se reuniu na tarde desta quarta-feira (21) com a secretária de gestão de Maceió, Rayanne Tenório, para dar prosseguimento à discussão sobre a implantação do piso salarial dos agentes de combate às endemias, a retomada da efetivação dos trabalhadores e outros assuntos dedicados a toda a categoria.
De acordo com os líderes sindicais, é fundamental que seja retomado o processo de efetivação dos agentes de saúde e de combate às endemias contemplados pela Emenda N° 51/2006, que foram certificados pela Comissão do Processo de Efetivação que ocorreu no ano de 2011. Desde a gestão do prefeito Cícero Almeida, mais de cem profissionais ficaram sem a devida nomeação.
Durante a gestão do prefeito Rui Palmeira, o SINDACS-AL chegou a abrir um processo solicitando a retomada das nomeações, porém até o presente momento nada ficou solucionado. “Esperamos que agora, com essa nova gestão municipal, possamos encontrar uma solução para o caso”, comentou o diretor Fernando Cândido.
A implantação do piso salarial nacional para os agentes de combate às endemias de Maceió foi outro tema abordado e que exige total atenção do município. Desde a gestão anterior, o SINDACS-AL e outras entidades representativas reivindicam o cumprimento deste direito que é garantido pela Lei Federal 13.708/18. Os ACE recebem R$ 1.100,00 (mil e cem reais), mas o valor adotado nacionalmente é de R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais). “Maceió é um dos poucos municípios que ainda não implantou o piso. Esse é um direito fundamental e não podemos abrir mão”, enfatizou o presidente Nelson Cordeiro.
Outros temas de relevância para os ACS e ACE também foram discutidos, como as progressões por título e mérito. A secretária Rayanne Tenório mais uma vez se mostrou solícita às reivindicações e se comprometeu em intermediar as demandas junto ao município.
O SINDACS-AL permanecerá acompanhando de perto a evolução de todas as reivindicações da categoria na capital e quaisquer atualizações serão comunicadas por meio de nossos canais oficiais.