quinta-feira, 29 de julho de 2021

Previne Brasil é tema de reunião com secretária de saúde da Barra de São Miguel

 Instituído por meio da Portaria N° 2.979, de 12 de novembro de 2019, o programa do Governo Federal substituiu o PMAQ. SINDACS-AL luta pelo repasse de parte dos recursos aos agentes comunitários de saúde.


Representado pelos diretores Fernando Cândido e José Sebastião, o SINDACS-AL esteve nesta quinta-feira (29) na Barra de São Miguel, reunido com a secretária municipal de saúde, Arachele Loureiro, e com a coordenadora da atenção primária, Natália Queiroz, para discutir sobre o repasse de parte da verba do programa Previne Brasil para os agentes comunitários de saúde do município.


O Previne Brasil, que foi instituído pelo Governo Federal por meio da Portaria Nº 2.979, de 12 de novembro de 2019, substituiu o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) como um novo modelo de financiamento voltado à saúde que altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios.


Em alguns municípios, o SINDACS-AL havia negociado para que parte dos recursos do antigo PMAQ fosse destinada aos profissionais, garantindo a conquista por meio de leis municipais. Com a substituição do programa, a diretoria da entidade vem lutando para que a categoria continue recebendo o incentivo que os gestores já vinham pagando, agora nos moldes do Previne Brasil.


De acordo com Fernando Cândido, a secretária Arachele Loureiro demonstrou receptividade e interesse pela reivindicação. “Foi um debate bastante amistoso e produtivo. A secretária nos atendeu muito bem, se mostrou aberta ao diálogo e interessada em analisar essa questão com a atenção merecida”, contou.


O SINDACS-AL continuará acompanhando de perto a solicitação, buscando garantir o benefício para todos os agentes da Barra de São Miguel e dos demais municípios alagoanos.