quinta-feira, 22 de julho de 2021

SINDACS-AL discute direito à folgas e Previne Brasil durante reuniões com a gestão de Atalaia

 O coordenador Alan Xavier participou de encontros com representantes da prefeitura nos dias 15 e 22 de julho


O coordenador municipal do SINDACS-AL, Alan Xavier, e o diretor do SINDPREV-AL, Altamir Oliveira, participaram de uma reunião no dia 15 de julho com a secretária de saúde de Atalaia, Nilza Malta, para discutir sobre as folgas concedidas aos profissionais com nível superior e o programa Previne Brasil.

De acordo com Alan Xavier, sobre as folgas relacionadas à graduação dos trabalhadores, a secretária explicou que médicos, enfermeiros, dentistas e outros servidores com formação superior estão recebendo um dia por semana em casos de participação em cursos de educação continuada, como pós-graduação e outras especializações. “Muitos agentes estavam sem entender o motivo desses profissionais terem folga e eles não, por isso fui em busca de respostas. A secretária informou que com o início do curso técnico, vamos poder solicitar essa folga, mediante comprovação”, explicou.

Já sobre o Previne Brasil, que substituiu o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e trata do pagamento por desempenho das equipes de saúde da família, foi informado que a prefeita Ceci Rocha já liberou a implantação do projeto. “A secretária de saúde pediu para que a gente buscasse modelos de projeto e ficou sob a nossa responsabilidade junto com a assessoria de planejamento, dar continuidade à solicitação. Uma nova reunião ficou agendada para o dia 22 de julho, onde voltamos a discutir o assunto”, contou o coordenador do SINDACS-AL.

PLANEJAMENTO PREVINE BRASIL


Nesta terça-feira (22), o coordenador do SINDACS-AL, Alan Xavier, se reuniu com a secretária de planejamento de Atalaia, Cláudia Monteiro, para dar continuidade à discussão sobre a implantação do Previne Brasil. O encontro contou ainda com a participação do agente comunitário de saúde, Vanderson Nunes, e da dentista, Elaine Brandão, que compõem a comissão dedicada ao tema.

Dois modelos de projeto foram elaborados em conjunto. “Hoje nos reunimos para criar os projetos da melhor forma possível. Esperamos que seja aprovado pela prefeita e pela Câmara Municipal o mais rápido possível e as equipes do PSF tenham as gratificações por desempenho devidamente regulamentadas”, destacou Alan Xavier.

Uma nova reunião ficou agendada para o dia 29 de junho, onde as opiniões sobre os projetos serão consolidadas antes de chegar às mãos da prefeita Ceci Rocha.