terça-feira, 20 de julho de 2021

SINDACS-AL mobiliza bases para participar de estudo sobre invisibilidade de profissionais no enfrentamento à COVID-19

 Estudo inédito da Fiocruz tem a colaboração da CNTSS, confederação da qual o SINDACS-AL é filiado


O SINDACS-AL está mobilizando as suas bases para incentivar os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de todo o estado de Alagoas a participarem de um estudo que traçará o perfil dos profissionais em situação de invisibilidade no enfrentamento à COVID-19. A pesquisa, realizada pela Fiocruz, conta com a colaboração da Confederação Nacional dos Trabalhadores em Seguridade Social (CNTSS), da qual o sindicato é filiado.

De acordo com os dados levantados pela Fiocruz, mais de um 1,5 milhão de trabalhadores de nível técnico/auxiliar da saúde precisam enfrentar todos os dias os desafios da pandemia em hospitais e unidades de saúde, mas também encaram um cotidiano de “invisibilidade” diante da própria equipe, suas instituições e a sociedade em geral.

Ainda segundo a referida pesquisa, entre os trabalhadores invisíveis da saúde estão os técnicos e auxiliares de enfermagem, de Raio X, de análise laboratorial, de farmácia, maqueiros, motoristas de ambulância, recepcionistas, pessoal de segurança, limpeza e conservação e agentes comunitários de saúde, que durante a pandemia estão tendo que lidar com inúmeros problemas, como escassez de material e Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), infraestrutura precária, condições de trabalho inadequadas, ritmo de trabalho elevado e estressante, entre outras questões.

O questionário analisa as condições de vida, o cotidiano do trabalho e a saúde mental desse grupo de profissionais, buscando as alterações a que tiveram que se submeter emergencialmente durante a pandemia.

Como a categoria assistida pelo SINDACS-AL se enquadra nos aspectos levantados pela pesquisa, a entidade está mobilizando as lideranças estaduais e municipais para que os trabalhadores possam responder ao questionário e contribuir com os resultados.

Para responder ao questionário, basta acessar o link abaixo:

https://is.gd/PesquisaInvisiveis