quinta-feira, 1 de julho de 2021

Sindicatos conquistam recomposição salarial para servidores públicos de Maceió

 Durante reunião realizada com o prefeito JHC na última quarta-feira (30), o Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió recebeu a proposta de uma revisão de 3%, com previsão de implantação para outubro de 2021


Na última quarta-feira (30), o Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió participou de uma reunião com o prefeito JHC, o secretário de governo Francisco Sales, o secretário de economia João Felipe e a secretária de gestão Rayanne Tenório. O encontro, que aconteceu na Secretaria Municipal de Governo, no bairro de Jaraguá, contou com uma nova rodada de negociações acerca da recomposição salarial e do pagamento das progressões por mérito.

De acordo com o presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, o município ofereceu 3% de recomposição salarial, com implantação prevista para outubro deste ano. “Nós já havíamos participado de várias reuniões com representantes da atual gestão, mas até agora eles não tinham apresentado nada aceitável. A nossa proposta inicial foi uma recomposição de 4,52%, mas eles só ofereceram 2% e o grupo rejeitou. Depois de muita negociação, após um intervalo o prefeito JHC chegou na reunião e lançou a contraproposta direta de conceder 3%”, explicou.


A pauta referente às progressões por mérito ainda está em negociação, pois a proposta da gestão é de começar a pagar o biênio 2015/2017 em janeiro de 2022, e o biênio 2016/2018 apenas em junho de 2022. A demora para efetivar os benefícios não agradou os líderes sindicais que compõem o Movimento Unificado e eles esperam que a implantação seja feita ainda em dezembro deste ano. “Nós também lançamos uma proposta para tentar diminuir o impacto financeiro do município, sugerindo que apenas os servidores filiados às entidades representativas tenham as progressões por mérito e gestão concordou com a ideia”, pontuou o presidente do SINDACS-AL.

Para saber se a proposta de restringir as progressões aos servidores filiados tem respaldo legal, o Movimento Unificado fará uma consulta ao Ministério Público Estadual. O grupo também se reunirá na próxima semana para discutir detalhadamente sobre o tema e posteriormente apresentar a conclusão à secretária de gestão Rayanne Tenório, que fará um levantamento dos servidores aptos a receber o possível benefício.

Para retomar as negociações, uma nova reunião ficou agendada para a próxima terça-feira (06). O presidente Nelson Cordeiro também destacou que todas as propostas colocadas pela gestão de Maceió serão submetidas à análise dos servidores durante uma assembleia geral a ser realizada no dia 07 de julho, a partir das 09h, na Praça Dois Leões, localizada no bairro de Jaraguá.

IMPLANTAÇÃO DO PISO SALARIAL NACIONAL DOS ACE

No momento de intervalo da reunião, Nelson Cordeiro aproveitou a breve presença da secretária de saúde Célia Fernandes para solicitar um encontro com o intuito de discutir sobre a implantação do piso salarial nacional para os agentes de combate às endemias de Maceió. “Ela foi solícita e pediu que o sindicato entre em contato para agendar uma reunião”, contou.

O presidente do SINDACS-AL informou, ainda, que as entidades que representam os agentes de combate às endemias (SINDACS-AL, SINDAS, SINDPREV e AACEM) se reunirão de forma virtual na próxima terça-feira, dia 06 de julho de 2021, para traçar as estratégias e metas da campanha em defesa do piso salarial nacional.

A implantação do piso salarial nacional para os agentes de combate às endemias de Maceió, é um direito garantido pela Lei Federal 13.708/18, mas vem sendo ignorado pela Prefeitura de Maceió desde a gestão anterior. Os agentes de endemias estão recebendo apenas R$ 1.100,00 (mil e cem reais), enquanto o valor adotado nacionalmente é de R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais).

MOVIMENTO UNIFICADO DOS SERVIDORES PÚBLICOS DE MACEIÓ


O Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió é formado por: SINDACS-AL, SINMED, SINTEAL, SINDCOMARPH, SINDSAÚDE, SINDAS, SINDPSI, SINDSPREF, SINDGUARDA, SINEAL, SASEAL, SOEAL, SINDNUT, SINDPREV, SINDATRAN, FETAM e CUT.