terça-feira, 13 de julho de 2021

Piso salarial dos ACE e efetivação da categoria são discutidos em reunião com secretária de gestão de Maceió

 SINDACS-AL cobrou retomada das pautas de negociação durante encontro na última segunda-feira (12)


Na última segunda-feira (12), o SINDACS-AL esteve reunido com a secretária de gestão de Maceió, Rayanne Tenório, para discutir sobre a implantação do piso salarial dos agentes de combate às endemias, a retomada da efetivação dos trabalhadores e outros assuntos dedicados a toda a categoria. O encontro contou com a participação do presidente Nelson Cordeiro, do advogado Felipe Zanotto e do diretor Fernando Cândido, que também é dirigente da Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (FENASCE).

Após inúmeras tentativas de negociar a implantação do piso salarial nacional para os agentes de combate às endemias de Maceió com a gestão anterior, o SINDACS-AL voltou a reivindicar o cumprimento deste direito que é garantido pela Lei Federal 13.708/18. “Os ACE recebem R$ 1.100,00 (mil e cem reais), mas o valor adotado nacionalmente é de R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais)”, explicou Nelson Cordeiro.

O presidente do SINDACS-AL contou ainda que outro importante tema discutido foi a retomada da efetivação dos agentes de saúde e de combate às endemias contemplados pela Emenda N° 51/2006, que foram certificados pela Comissão do Processo de Efetivação que ocorreu no ano de 2011. “Ficou um quadro de mais de cem agentes remanescentes sem nomeação desde a gestão do prefeito Cícero Almeida. Nós do SINDACS-AL abrimos um processo solicitando do então prefeito Rui Palmeira a retomada das nomeações, mas ele ficou parado todo esse tempo. Agora, com a nova gestão, esperamos solucionar o problema”, contou.

A secretária Rayanne Tenório se mostrou atenta e solícita às reivindicações e sugeriu ao SINDACS-AL que encaminhasse uma solicitação oficial por meio de ofício, para que o processo seja analisado com celeridade e a devida atenção da gestão.

O SINDACS-AL reafirma o compromisso sólido de defender os interesses dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias de todo o estado de Alagoas.