quarta-feira, 14 de julho de 2021

Diretor do SINDACS-AL e da FENASCE encerra agenda em Brasília com resultados otimistas para ACS e ACE

Fernando Cândido e outras lideranças articulam ações em busca de valorização da categoria junto a parlamentares

A agenda de reuniões do diretor do SINDACS-AL e da FENASCE, Fernando Cândido, se manteve cheia em seu segundo dia de passagem por Brasília. O objetivo da viagem, que iniciou na última terça-feira (13), foi articular ações em defesa dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias junto aos parlamentares.

Na manhã desta quarta-feira (14), Fernando Cândido, Luis Claudio (FENASCE) e Dra. Elaine Alves (FNARAS), voltaram a se reunir com a Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados. De acordo com o diretor do SINDACS-AL, os resultados foram extremamente satisfatórios. “Além de estarmos articulando apoio para apresentação e posterior aprovação da emenda ao texto da LDO prevendo no orçamento recursos para o reajuste do nosso piso salarial, estamos também angariando apoio a aprovação da PEC 22, que dispõe sobre o reajuste da categoria”, informou.

Durante o encontro, o presidente da Comissão de Seguridade Social e Família, o deputado Dr. Luiz Antônio Teixeira, mais conhecido como Luizinho, declarou apoio às bandeiras de luta dos ACS e ACE.


No final da manhã, Fernando Cândido participou de uma reunião com o deputado Marx Beltrão, que é membro da Comissão Mista de Orçamento (CMO). “A nosso pedido, o deputado apresentou uma emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) com o intuito de garantir provisão no orçamento da União para o reajuste do piso salarial nacional da nossa categoria”, explicou o presidente do SINDACS-AL.


Já durante a tarde desta quarta-feira, a reunião foi com a senadora Simone Tebet, que também é membro da CMO. Assim como o seu companheiro de comissão Marx Beltrão, a pedido dos dirigentes da FENASCE, a parlamentar apresentou uma emenda à LDO para garantir provisão no orçamento da União para o reajuste do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.


O grupo esteve, ainda, com o deputado federal Hildo Rocha, outro membro da Comissão Mista de Orçamento. Segundo Fernando Cândido, ele transmitiu uma informação muito importante. “Ele nos contou que esteve com o relator da CMO e este garantiu que a emenda que deve garantir provisão para o reajuste do piso salarial nacional dos ACS e ACE será aceita e certamente será aprovada”, contou.


As lideranças da categoria também estiveram com o senador pelo PT de Pernambuco, Humberto Costa, com quem trataram sobre a necessidade de dar celeridade à tramitação do PL 1802/19,  que permite que agentes comunitários de saúde e de combate às endemias acumulem cargos públicos. O Projeto de Lei já passou por todos os trâmites na Câmara dos Deputados e teve o relatório final aprovado na Comissão de Constituição e Justiça, mas desde que chegou ao Senado, em abril de 2021, está parado.

Sobre o resultado dos dois dias dedicados à luta pela categoria em Brasília, Fernando Cândido afirmou ter sido muito positivo. “Embora o trabalho tenha sido árduo e bastante cansativo, nós alcançamos um resultado extraordinário. O SINDACS-AL mais uma vez é protagonista na luta em favor da categoria e pra gente é uma grande satisfação ser parte integrante das grandes conquistas dos agentes de saúde e endemias, não só de Alagoas, mas de todo o país”, concluiu.