sexta-feira, 30 de julho de 2021

SINDACS-AL e SINDPREV-AL apresentam projeto para repasse de recursos do Previne Brasil aos servidores de Atalaia

 Texto final foi apresentado à secretária de saúde Nilza Malta na última quinta-feira (29)


Na última quinta-feira (29), o coordenador do SINDACS-AL, Alan Xavier, se reuniu com a assessora de planejamento de Atalaia, Cláudia Monteiro, para dar continuidade à elaboração do projeto de implantação do Previne Brasil no município. O encontro, que foi realizado na sede da Secretaria Municipal de Educação (SEMED), também contou com a participação do diretor do SINDPREV, Altamir Oliveira, além do agente comunitário de saúde Wanderson Nunes, da dentista Elaine Brandão, e da enfermeira Edja Gomes, representando suas respectivas categorias na comissão dedicada ao tema.

O Previne Brasil substituiu o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e trata do pagamento por desempenho das equipes de saúde da família. No projeto elaborado para o município de Atalaia, a comissão sugeriu uma divisão de 60% dos recursos para os servidores e 40% para a gestão.


Após a conclusão do documento, Alan Xavier, Altamir Oliveira e Wanderson Nunes foram até a Secretaria Municipal de Saúde, onde apresentaram o texto final à secretária da pasta, Nilza Malta. “Ela recebeu o projeto, deu uma lida e informou que vai encaminhá-lo para a prefeita Ceci Rocha, que fará a apreciação e os encaminhamentos à procuradoria para uma análise jurídica. Após um tempo eles vão entrar em contato com a aprovação ou contestação da porcentagem sugerida por nós”, explicou Alan Xavier.

Ainda de acordo com o coordenador do SINDACS-AL, caso o projeto seja aprovado pela gestão, a prefeita Ceci Rocha irá encaminhá-lo para avaliação e votação na Câmara Municipal de Atalaia.

O SINDACS-AL continuará acompanhando de perto todos os trâmites para garantir o repasse dos recursos do Previne Brasil aos servidores de Atalaia e dos demais municípios alagoanos.