segunda-feira, 16 de maio de 2022

SINDACS-AL se reúne com agentes de Rio Largo para discutir promulgação da EC 120/2022


 Emenda Constitucional garante piso salarial de dois salários mínimos para a categoria


Na manhã da última sexta-feira (13), o SINDACS-AL, representado pelo diretor executivo e presidente municipal Manoel Sarmento e pela diretora municipal Andrea Duarte, esteve reunido com os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Rio Largo, para tirar dúvidas e informar todos os detalhes da Emenda Constitucional 120/2022 e outras demandas do município.


A Emenda Constitucional N° 120/2022 é resultante da PEC 09/2022, aprovada no dia 04 de maio deste ano no Senado Federal. O texto trata da política remuneratória e da valorização dos profissionais que exercem atividades de agentes comunitários de saúde e de agentes de combate às endemias. “A promulgação da EC fixou o vencimento inicial de dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.424 (dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais), para a categoria”, afirmou Manoel Sarmento.


Na última semana, Manoel Sarmento também protocolou um requerimento na Prefeitura de Rio Largo, cobrando celeridade na implementação da EC no município. “Juntos somos fortes e unidos venceremos sempre! Só depende de cada um de nós, pois o sindicato somos todos nós!”, enfatizou.


O SINDACS-AL está atuando em todos os municípios alagoanos com agentes filiados, com o objetivo de garantir o piso salarial nacional atualizado para a categoria.