segunda-feira, 16 de maio de 2022

SINDACS-AL participa de audiência pública sobre terceirização dos serviços de saúde de Maceió


 Encontro foi realizado na última sexta-feira (13), na Câmara Municipal de Maceió


Na última sexta-feira (13), o presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, e representantes dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Maceió, participaram de uma audiência pública sobre a terceirização dos  serviços de saúde na capital. O encontro, de iniciativa da vereadora Teca Nelma, foi realizado na Câmara Municipal, no bairro do Jaraguá, e contou com a expressiva participação de entidades sindicais, movimentos sociais, representantes do Conselho Municipal de Saúde de Maceió (CMS), Central Única dos Trabalhadores (CUT) e membros da sociedade civil, em defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). 


O prefeito JHC está propondo a terceirização dos serviços de saúde na capital alagoana por meio da contratação de uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) para gerenciar os serviços do SUS.


De acordo  com Nelson Cordeiro, o SINDACS-AL se posiciona contra a terceirização, pois os ACS e ACE já vivenciaram essa realidade no passado. “Nós já acompanhamos situações em que os serviços dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Maceió foram terceirizados. As OSCIPs saíram deixando um prejuízo tanto para os trabalhadores, que hoje estão com ações na justiça, quanto para o município, que é co-responsável”, destacou.


Segundo informações recebidas pelos líderes sindicais que compõem o Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió, o prefeito JHC pretende injetar aproximadamente R$ 72 milhões na terceirização. Porém, a ideia é controversa e desagrada os servidores municipais.


O SINDACS-AL, bem como todos os presentes na audiência pública realizada na última sexta-feira, instiga toda a sociedade maceioense a se posicionar contra a terceirização. “A sociedade é usuária do SUS e também precisa se mobilizar contra essa situação, que pode ser desastrosa para o nosso município”, concluiu Nelson Cordeiro.