quinta-feira, 26 de maio de 2022

SINDACS-AL e SINTPMUP realizam assembleia para discutir sobre a EC 120/2022


 Emenda Constitucional fixou o piso salarial da categoria em dois salários mínimos


Na  última quarta-feira (25), o SINDACS-AL participou de uma assembleia ampliada com os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de União dos Palmares, para discutir sobre a Emenda Constitucional 120/2022, que fixou o vencimento inicial de dois salários mínimos, o equivalente a R$ 2.424 (dois mil quatrocentos e vinte e quatro reais), para a categoria.


O encontro, realizado de forma presencial e on-line via Facebook, contou com a participação do presidente Nelson Cordeiro, dos diretores executivos Fernando Cândido (também dirigente da FENASCE) e Manoel Sarmento, e do diretor municipal José Monteiro, além da presença do presidente do SINTPMUP, Tita, e sua diretoria executiva. 


De acordo com Manoel Sarmento, na ocasião foram passadas as principais informações sobre a EC. “Tivemos a presença expressiva de ACS e ACE, que puderam tirar todas as dúvidas e fazer perguntas, tanto presencial quanto de forma on-line”, contou. 


Ao final da assembleia, alguns encaminhamentos foram deliberados. Ficou decidido que haverá uma reunião com a secretária de saúde do município, Geany Vergeth, e também com o prefeito, Areski Freitas. “Precisamos dialogar com a gestão para alinhar tudo e garantir que o novo piso salarial e as demais gratificações sejam implementados o mais breve possível”, destacou Nelson Cordeiro.  


Os líderes do SINDACS-AL parabenizaram todos os agentes pela participação e se comprometeram em realizar outras assembleias para atualizar as demandas da categoria. “Juntos somos fortes e unidos venceremos sempre, só depende de cada um de nós, pois o sindicato somos todos nós!”, concluiu Manoel Sarmento.