sexta-feira, 22 de julho de 2022

Em Maceió, implantação do piso salarial nacional acontece em julho e pagamento dos 4% de reajuste salarial de uma vez, em agosto

 Reunião com prefeito JHC garante aumento na remuneração dos ACS e ACE




Mais um avanço na luta do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), por maior valorização salarial para os agentes comunitários de saúde (ACS) e agentes de combate às endemias (ACE), aconteceu na tarde de quinta-feira (21), em Maceió. Durante uma reunião com os sindicatos municipais, o prefeito JHC garantiu a implantação do piso salarial nacional em julho e o pagamento dos 4% do reajuste salarial para o conjunto de servidores, de uma vez, em agosto.

Para o presidente do Sindacs-AL, Nelson Cordeiro, esta é a concretização de duas lutas para melhorar a remuneração da categoria. “O nosso empenho para garantir o piso salarial durou 11 anos e hoje estamos colhendo o resultado. Nenhum ACS ou ACE vai ganhar menos do que R$2.424,00. A segunda batalha é anual, e apesar de não ser o que gostaríamos, este ano conseguimos 4% nas mobilizações da campanha salarial para o conjunto de servidores”, ressaltou.

Nos municípios onde há Plano de Cargos e Carreiras, existem dificuldades para a implantação do piso, pois é necessário o estudo de impacto financeiro para o envio do projeto de lei para o legislativo municipal. “Mas os prefeitos, inclusive o de Maceió, precisa superar os desafios, sem prejudicar a categoria”, finaliza o presidente do Sindacs-AL.

A Emenda Constitucional 120, foi sancionada em 5 de maio de 2022, e desde então os municípios recebem da União o repasse do valor de dois salários mínimos para os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias.