terça-feira, 29 de março de 2022

SINDACS-AL participa de ato público contra terceirização da saúde em Maceió


 Manifestação aconteceu na manhã desta terça-feira (29) em frente à Secretaria Municipal de Saúde


Em defesa da saúde pública municipal, o Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió promoveu uma mobilização em frente à Secretaria Municipal de Saúde na manhã desta terça-feira (29). O SINDACS-AL foi representado pelo presidente Nelson Cordeiro e pelos diretores Edvaldo Gonçalves e Xandinho durante o ato, que também reuniu diversas entidades representativas, movimentos sociais, a ex-reitora da UFAL, Valéria Correia, estudantes de diversos segmentos da saúde, o vereador pelo PT, Dr. Valmir, e a Central Única dos Trabalhadores (CUT).


De acordo com Nelson Cordeiro, o grupo protestou contra a privatização da saúde pública na capital. “Nós estamos contrapondo o projeto da gestão municipal que prevê a contratação de uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público) e uma OS (Organização Social) para gerenciar os serviços de saúde em Maceió”, contou. 


O presidente do SINDACS-AL também revelou que no momento do protesto haveria uma reunião do Conselho Municipal de Saúde (CMS) para debater o tema, mas que os manifestantes reivindicaram o espaço para a participação dos trabalhadores, de forma transparente e democrática. “Nós, como servidores, defendemos a realização de concursos, pois essa é a maneira correta de inserção no funcionalismo público”, destacou. 


Durante o ato, os manifestantes também ocuparam a recepção da Secretaria Municipal de Saúde, exigindo participação na reunião do CMS. Com gritos contra a terceirização e em defesa do SUS, o grupo reforçou que o tema precisa ser amplamente debatido na presença de quem mais importa, os servidores. 


Como resultado da mobilização, a reunião agendada para esta terça-feira foi cancelada e um novo encontro será realizado posteriormente, num local que possa comportar todos os trabalhadores. “Não podemos permitir que a saúde pública de Maceió seja gerida por uma empresa de iniciativa privada”, concluiu Nelson Cordeiro.


O SINDACS-AL continuará acompanhando de perto as demandas em defesa dos ACS, ACE e demais servidores públicos municipais de Maceió.