quinta-feira, 10 de março de 2022

BRASÍLIA: SINDACS-AL participa de mobilização nacional em defesa do reajuste do piso salarial dos ACS e ACE


 Representado pelo presidente Nelson Cordeiro e pelo diretor executivo Edvaldo Gonçalves, o sindicato se juntou à FENASCE, FNARAS e outras entidades nos dias 08 e 09 de março, para cobrar a regulamentação do novo vencimento inicial


O SINDACS-AL, representado pelo presidente Nelson Cordeiro e pelo diretor executivo Edvaldo Gonçalves, desembarcou em Brasília (DF) para participar de uma série de ações em defesa do reajuste do piso salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, nos dias 08 e 09 de março de 2022.


Mesmo com o reajuste tendo sido previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA), é necessário que haja agora uma regulamentação por parte do Governo Federal, que é o que o SINDACS-AL, a FENASCE, a FNARAS e diversas outras entidades representativas estão cobrando constantemente na Capital Federal.


De acordo com Nelson Cordeiro, além dos atos em defesa do reajuste do piso salarial de R$ 1.550,00 para R$ 1.750,00, o grupo também está reforçando suas reivindicações pela PEC 14/2021, que visa garantir a aposentadoria especial, e da PEC 22/2011, que tem como base o reajuste salarial da categoria.



Na última terça-feira (08), Nelson Cordeiro e Edvaldo Gonçalves participaram de uma reunião da Frente Parlamentar dos ACS e ACE, realizada no auditório 05 da Comissão de Saúde e Seguridade Social. A Plenária teve participação da FENASCE e da FNARAS, além dos deputados federais Dr. Leonardo Albuquerque, Carlos Veras, Pastor Isidório e Alexandre Frota. Na ocasião foram debatidos o reajuste do piso salarial, o curso técnico, a PEC 14/2021 e a PEC 22/2011.

Nelson Cordeiro e Edvaldo Gonçalves também tiveram a oportunidade de conversar com a deputada federal pelo PSOL, Sâmia Bomfim, e com o deputado federal por Alagoas, Marx Beltrão. “Ambos declararam total e irrestrito apoio à causa dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias”, destacou o presidente do SINDACS-AL.


Já na manhã da quarta-feira (09), todos os representantes da categoria realizaram um ato público em frente ao Ministério da Saúde (MS) como forma de pressionar a gestão para dar celeridade ao reajuste do piso salarial. Como resultado, uma comissão composta por representantes da FENASCE e FNARAS foi recebida pelo ministro da saúde, Marcelo Queiroga. O encontro contou também com a participação do senador por Goiás, Márcio Campos, que intermediou o diálogo e garantiu uma reunião com o relator da Comissão Mista de Orçamento, Hugo Leal.


A referida reunião aconteceu às 15h, enquanto a


categoria permanecia vigilante em frente ao MS. Em seguida, o próprio ministro da saúde foi ao encontro dos agentes para informar o parecer. “Ele informou que já está tudo alinhado, mas que ainda faltam algumas pendências relacionadas ao remanejamento do orçamento para garantir os 800 milhões de reais previsto na LOA e publicado no Diário Oficial da União”, explicou Nelson Cordeiro.

O Ministro Marcelo Queiroga afirmou que teria um resultado definitivo nesta quinta-feira (10), às 10h, após uma nova reunião para bater o martelo sobre o assunto. Os líderes sindicais permaneceram em Brasília aguardando a resposta, que infelizmente não foi positiva.


A justificativa foi de que a Câmara Federal ainda precisa definir algumas questões relacionadas ao orçamento e que, possivelmente, apenas na próxima terça-feira (15) voltarão a discutir o assunto.


"Nós ainda não tivemos a resposta tão aguardada, mas não fugiremos dessa luta. O reajuste salarial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias é um direito e seguiremos cobrando a sua regulamentação", concluiu Nelson Cordeiro.