quarta-feira, 16 de março de 2022

Agentes de Colônia Leopoldina participam de reunião com líderes do SINDACS-AL


 Encontro realizado nesta quarta-feira (16)  atualizou a categoria sobre as principais pautas nacional, estaduais e municipais


Nesta quarta-feira (16), o SINDACS-AL, representado pelo presidente Nelson Cordeiro e pelos diretores executivos Fernando Cândido e Manoel Sarmento, esteve reunido com os agentes  comunitários de saúde e de combate às endemias de Colônia Leopoldina para atualizá-los sobre as principais pautas de luta estadual e nacional, além de ouvir as principais reivindicações no município.


O presidente Nelson Cordeiro atualizou a categoria sobre a atuação do sindicato e destacou a importância da mobilização e apoio dos trabalhadores para o avanço das principais cobranças. “Da mesma forma como os empresários e gestores se organizam em torno de seus interesses, nós também precisamos estar unidos em defesa da nossa categoria. Isso sempre foi fundamental para as nossas conquistas”, afirmou.


Fernando Cândido, que também é diretor da FENASCE (Federação nacional da qual o SINDACS-AL é filiado), pontuou sobre as pautas nacionais que estão sendo reivindicadas atualmente. Ele explanou sobre a regulamentação do reajuste do piso salarial, o PL N° 1802/2019, que discorre sobre o duplo vínculo trabalhista, e o curso técnico para ACS e ACE, que já está com inscrições abertas.


O diretor Manoel Sarmento falou sobre o Previne Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que passou a substituir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e trata do pagamento por desempenho das equipes de saúde da família, nas quais os ACS estão inseridos, além do incentivo anual.


Os líderes do SINDACS-AL também ouviram os trabalhadores e, após amplo debate, ficou acordado que o sindicato enviará um ofício ao prefeito Manuilson Andrade solicitando uma reunião para apresentar a pauta de reivindicações mais urgentes em defesa do ACS e ACE.


A vereadora do município, Fernanda, também marcou presença na reunião e se comprometeu em ajudar a  categoria no que for necessário. 


Por fim, foi aberta a oportunidade para os agentes pudessem realizar o cadastro de filiação ao SINDACS-AL. “O sindicato está totalmente comprometido em defender a categoria e a filiação é uma forma de unirmos forças em nossas lutas”, concluiu Nelson Cordeiro.