Os 10 anos de efetivação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Maceió foi merecidamente celebrado com um culto especial de ação de graças, nesta sexta-feira (18). A ação, que aconteceu na sede do Sindicato dos Urbanitários, contou com a presença de diretores do SINDACS-AL, representantes das secretarias de saúde e de gestão, e a expressiva participação da categoria.
Iniciando a solenidade, o presidente Nelson Cordeiro convidou para compor a mesa em nome da categoria Jorge Luiz, representando os agentes de combate às endemias, e Marta Cristina, representando os agentes comunitários de saúde.
“Foi um momento especial com palavras de fé, testemunhos muito importantes, saudações, louvores e adoração. É extremamente significativo celebrar e rememorar a história de luta que nos permitiu viver essa conquista”, explicou o presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, que em seu discurso agradeceu a presença de todos no evento e comemorou os 10 anos de efetivação da categoria que atua em Maceió.
Fernando Cândido, diretor do SINDACS-AL e da FENASCE,
Os representantes da Secretaria de Saúde, Alaíde (diretora da Diretoria de Atenção à Saúde), e da Secretaria de Gestão, Pedro Leal, se comprometeram em acompanhar de perto as ações ligadas aos ACS e ACE e se colocaram à disposição para o que for necessário e dentro das possibilidades da gestão municipal.
Durante o evento, foi projetado um vídeo com inúmeras imagens que retratam a história de lutas do SINDACS-AL junto à categoria ao longo dos seis anos de reivindicações pela efetivação dos trabalhadores. A mobilização perdurou de 2007 a 2011.
Também foi exibida uma matéria de 2011, gravada na época em que o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) decidiu favoravelmente pela efetivação de mais de 500 profissionais. “Assim pudemos reacender a memória da luta árdua que vivenciamos até a vitória”, pontuou Fernando Cândido.