sexta-feira, 18 de março de 2022

SINDACS-AL realiza culto em homenagem aos 10 anos de efetivação dos agentes de Maceió


 Solenidade de ação de graças foi realizada nesta sexta-feira (18) com a participação expressiva da categoria


Os 10 anos de efetivação dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Maceió foi merecidamente celebrado com um culto especial de ação de graças, nesta sexta-feira (18). A ação, que aconteceu na sede do Sindicato dos Urbanitários, contou com a presença de diretores do SINDACS-AL, representantes das secretarias de saúde e de gestão, e a expressiva participação da categoria.


Iniciando a solenidade, o presidente Nelson Cordeiro convidou para compor a mesa em nome da categoria Jorge Luiz, representando os agentes de combate às endemias, e Marta Cristina, representando os agentes comunitários de saúde. 



Conduzido pelo pastor Joaquim, o culto enalteceu o agradecimento, o conforto e a fé, emocionando a todos que foram agraciados com a regulamentação da profissão no funcionalismo público municipal de forma efetiva.


“Foi um momento especial com palavras de fé, testemunhos muito importantes, saudações, louvores e adoração. É extremamente significativo celebrar e rememorar a história de luta que nos permitiu viver essa conquista”, explicou o presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, que em seu discurso agradeceu a presença de todos no evento e comemorou os 10 anos de efetivação da categoria que atua em Maceió. 


Fernando Cândido, diretor do SINDACS-AL e da FENASCE,


também saudou os presentes e destacou que as entidades representativas continuarão lutando incansavelmente pela regulamentação da implantação do piso salarial nacional e por todas as pautas reivindicatórias da categoria.


Os representantes da Secretaria de Saúde, Alaíde (diretora da Diretoria de Atenção à Saúde), e da Secretaria de Gestão, Pedro Leal, se comprometeram em acompanhar de perto as ações ligadas aos ACS e ACE e se colocaram à disposição para o que for necessário e dentro das possibilidades da gestão municipal. 


Durante o evento, foi projetado um vídeo com inúmeras imagens que retratam a história de lutas do SINDACS-AL junto à categoria ao longo dos seis anos de reivindicações pela efetivação dos trabalhadores. A mobilização perdurou de 2007 a 2011.


Também foi exibida uma matéria de 2011, gravada na época em que o Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) decidiu favoravelmente pela efetivação de mais de 500 profissionais. “Assim pudemos reacender a memória da luta árdua que vivenciamos até a vitória”, pontuou Fernando Cândido.



Por fim, os convidados puderam desfrutar de um coquetel, com direito a um bolo festivo em homenagem aos 10 anos de efetivação dos ACS e ACE. Durante a ação também foram distribuídos bonés confeccionados especialmente para o momento. “Foi muito gratificante receber palavras de satisfação e carinho de quem prestigiou a nossa celebração, que foi organizada com todo o nosso amor e dedicação”, concluiu Nelson Cordeiro.