Na última quarta-feira (27), o SINDACS-AL, representado pelo vice-presidente Alex Silva, e uma comissão formada por agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, participaram de uma reunião com o prefeito de Maragogi, Sérgio Lira, para tratar de inúmeras pautas de reivindicações da categoria que ainda estão pendentes no município.
Sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Salários, o prefeito informou que vai enviar o projeto à Câmara Municipal após dia 15 de novembro. Outra pendência que também está pautada entre as cobranças é o décimo quarto salário. “Entregamos uma minuta de projeto que já foi aprovada em outro município ao procurador. Nela tem a base que fala dos agentes de endemias. Mostramos numa tabela os recursos que chegaram de 2015 a 2020. Isso voltará ao debate numa nova reunião”, explicou Alex Silva.
O vice-presidente do SINDACS-AL também salientou sobre a importância do repasse dos recursos do Previne Brasil. “De acordo com o prefeito, os indicadores são ruins, mas ele falou em marcar uma reunião com todos para acertar os pontos que podem melhorar. Ele também mandou fazermos uma comissão de trabalhadores e representantes da gestão para discutir o processo e ainda enfatizou que o repasse deve ser de 50% para trabalhadores e 50% para materiais”, pontuou.
Um dos pontos mais extremos da discussão foi sobre os Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), protetor solar e fardamento. “Ele informou que vai cuidar dessa situação o mais rápido possível. Novamente coloquei como exemplo para o gestor as condições da cidade vizinha, que repassa um valor a cada dois meses para as contas dos trabalhadores para os protetores”, lembrou Alex Silva, que aproveitou para parabenizar a comissão presente, que não se calou diante dos fatos.
O grupo entregou ao prefeito Sérgio Lira uma carta compromisso com os pontos levantados durante o encontro. “Colocamos diante do prefeito e falamos da última reunião com os agentes, depois abordamos outros assuntos como o Iprev. Coloquei também a situação do Conselho, onde não existe paridade pois só temos um trabalhador ativo e um inativo, sendo titular e suplente”, contou o vice-presidente do SINDACS-AL.
Para voltar a discutir as pautas com a gestão municipal, o prefeito Sérgio Lira agendou uma nova reunião para o dia 24 de novembro, a partir das 15h. “Às 15h vamos discutir sobre o Previne Brasil, EPIs, protetor solar, fardamento e outros assuntos. Já a partir das 16h, vamos discutir com a comissão do Plano de Cargos, Carreiras e Salários”, detalhou Alex Silva.
Antes do novo encontro, o SINDACS-AL e a comissão da categoria farão um encontro para discutir todos os pontos que deverão ser enfatizados e cobrados do município.