Para a classe trabalhadora, não existe conquista sem luta, por isso uma caravana organizada pelo SINDACS-AL, em parceria com a FENASCE, desembarcou em Brasília (DF) nesta terça-feira (05). Cerca de 47 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do estado de Alagoas estão dando voz à categoria na Capital Federal, em defesa de pautas nacionais.
Na semana em que se celebra a importância dos agentes para a saúde pública no Brasil, o grupo cobra a aprovação da PEC 14/2021, que visa garantir a aposentadoria especial, e da PEC 22/2011, que tem como base o reajuste salarial da categoria.
"Estamos lutando pela desprecarização do nosso trabalho, pela aposentadoria especial e pelo reajuste salarial. Buscamos juntos conquistar uma das principais bandeiras de luta a nível nacional da categoria", contou Nelson Cordeiro, presidente do SINDACS-AL, que destacou ainda a importância dos agentes na prestação de serviços voltados à saúde pública no país.
Ainda hoje, a caravana vai acompanhar uma programação especial dedicada à defesa da categoria, como uma audiência pública convocada pela CSFF, para debater as propostas de desprecarização, reajuste do piso salarial e aposentadoria especial no contexto dos 15 anos da Lei Federal 11.350/06.
"Essas ações são uma forma de chamar a atenção dos parlamentares para a nossa causa", enfatizou Nelson Cordeiro.
A caravana vai permanecer em Brasília até a próxima quarta-feira (06), acompanhando toda a programação mobilizada pelas entidades representativas.