Na manhã desta quarta-feira (27), o presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, participou de uma assembleia geral com agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Craíbas para passar informações sobre as pautas municipais, estaduais e nacionais, além de tirar dúvidas e ouvir as demandas da categoria.
Nelson Cordeiro falou sobre a caravana organizada pelo SINDACS-AL, em parceria com a FENASCE, que desembarcou em Brasília (DF) no início de outubro com cerca de 47 ACS e ACE do estado de Alagoas para dar voz à categoria em defesa das pautas nacionais. “Somamos forças à mobilização em defesa do reajuste do piso salarial (PEC 22/2011) e da aposentadoria especial da categoria (PEC 14/2021). Na ocasião tivemos a participação de um representante de Craíbas, o diretor municipal Maciel Barbosa”, contou.
O advogado Rogério Carvalho atualizou os agentes sobre o processo do retroativo da insalubridade, que já dura mais de 10 anos. Em seguida, o presidente do SINDACS-AL falou sobre as lutas municipais pelo incentivo financeiro e também sobre o Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da saúde. “Seria importante que o município de Craíbas aprovasse o PCCV nos moldes do que foi aprovado em Inhapi, exclusivo para os agentes”, destacou.
Nelson Cordeiro destacou, ainda, que Craíbas foi um dos primeiros municípios a aprovar, por meio de Lei Municipal, o Previne Brasil, que substituiu o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e trata do pagamento por desempenho das equipes de saúde da família. “Nossa luta agora é pelo incentivo anual e pelo PCCV”, concluiu.