Dando sequência às visitas da semana nos municípios alagoanos, o SINDACS-AL esteve em Olho D’água das Flores nesta quarta-feira (20). O presidente Nelson Cordeiro e os diretores executivos Fernando Cândido e Dilma Santana, participaram de uma reunião para atualizar os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias sobre pautas importantes para a categoria.
O diretor do SINDACS-AL e da FENASCE, Fernando Cândido, atualizou o grupo sobre a mobilização em defesa do reajuste do piso salarial (PEC 22/2011) e da aposentadoria especial da categoria (PEC 14/2021), que vem sendo travada em Brasília.
De acordo com Nelson Cordeiro, outro assunto amplamente abordado foi o Previne Brasil, que substituiu o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e trata do pagamento por desempenho das equipes de saúde da família.
O presidente do SINDACS-AL falou ainda sobre o cenário de luta do SINDACS-AL à nível municipal e estadual, como os avanços da emenda 51 e a implantação da insalubridade nos municípios e reforçou a importância da união da categoria para que as conquistas sejam alcançadas.
Na ocasião, agentes que ainda não eram filiados ao sindicato aproveitaram para realizar o cadastro. “É muito satisfatório acolher novos trabalhadores em nossa entidade. A classe trabalhadora precisa de entidades representativas que defendam os seus interesses e o SINDACS-AL cumpre com esse papel para os ACS e ACE”, afirmou Nelson Cordeiro, que ainda lembrou que Olho D’água das Flores foi o município que contou com três representantes na caravana de Brasília (DF), no início de outubro deste ano.
Os participantes da reunião também receberam máscaras de proteção contra a COVID-19.