O SINDACS-AL mais uma vez pegou a estrada com destino à luta em defesa dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. Nesta quarta-feira, o presidente Nelson Cordeiro, o diretor executivo Fernando Cândido e o coordenador municipal Josenildo Tavares, participaram de uma assembleia geral para atualizar a categoria no município de Pão de Açúcar.
O presidente Nelson Cordeiro falou um pouco sobre o cenário de luta do SINDACS-AL à nível municipal e estadual, como os avanços da emenda 51 e a implantação da insalubridade nos municípios. Ele ainda reforçou a importância da união da categoria para que as conquistas sejam alcançadas. “Assim como os patrões são organizados, a classe trabalhadora também precisa de entidades representativas que defendam os seus interesses. Esse é o papel do sindicato”, enfatizou.
Em seguida, o diretor do SINDACS-AL e da FENASCE, Fernando Cândido, discorreu sobre as pautas nacionais reivindicadas em Brasília (DF), como a mobilização em defesa do reajuste do piso salarial (PEC 22/2011) e da aposentadoria especial da categoria (PEC 14/2021). Outro tema abordado por ele foi sobre o Previne Brasil, que substituiu o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e trata do pagamento por desempenho das equipes de saúde da família.
Para finalizar, o coordenador municipal Josenildo Tavares informou sobre um requerimento que será encaminhado à gestão de Pão de Açúcar reivindicando o incentivo anual, uma parcela extra concedida pelo Ministério da Saúde que pode ser repassada em benefício da categoria.
O presidente Nelson Cordeiro, em nome do SINDACS-AL, agradeceu a participação expressiva dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do município de Pão de Açúcar e reforçou o compromisso em defesa de todos.