quinta-feira, 21 de outubro de 2021

SINDACS-AL atualiza agentes de Inhapi sobre lutas da categoria


 Encontro foi realizado na manhã desta quinta-feira (21)


Nesta quinta-feira (21), o SINDACS-AL visitou o sertão alagoano, onde se reuniu com os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Inhapi para passar informações sobre as pautas municipais, estaduais e nacionais, além de tirar dúvidas e ouvir as demandas da categoria. O encontro contou com a participação do presidente Nelson Cordeiro, do diretor executivo Fernando Cândido, do diretor regional Mario Junior, dos coordenadores municipais Sandro de Oliveira e Josefa Lima, e do Edilson Correia, liderança local.


O presidente Nelson Cordeiro iniciou a reunião fazendo um apanhado sobre as lutas a nível estadual. “Falei sobre quando em 2005 o SINDACS-AL entrou com 102 ações no Ministério Público pedindo a implantação do adicional de insalubridade em todos os municípios alagoanos, sobre a emenda 51 e também sobre todos os avanços alcançados nos municípios em que a categoria é filiada”, comentou.


Já o diretor do SINDACS-AL e da FENASCE, Fernando Cândido, discorreu sobre as pautas nacionais reivindicadas em Brasília (DF), como a mobilização em defesa do reajuste do piso salarial (PEC 22/2011) e da aposentadoria especial da categoria (PEC 14/2021), enfatizando a caravana realizada no início do mês de outubro, que levou cerca 47 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do estado de Alagoas para a Capital Federal para cobrar seus direitos.


Nelson Cordeiro falou, ainda, sobre pautas municipais como o ponto eletrônico, que é uma exigência do Ministério Público Federal. “Os agentes de combate às endemias entraram com uma reclamação solicitando intermediação com um promotor, pois existem particularidades da categoria que dificultam o uso do ponto eletrônico. Eles trabalham em campo e precisam se deslocar grandes distâncias para cumprir com essa obrigação”, explicou. 


Sobre essa pauta, Fernando Cândido explanou as questões jurídicas relacionadas ao processo em andamento no Ministério Público Federal. 


O diretor regional Mario Junior também falou sobre as ações de Inhapi e demais municípios que ele coordena. O coordenador municipal Sandro de Oliveira reforçou a importância da união da categoria e da parceria com o sindicato para que os avanços continuem acontecendo. Já a coordenadora municipal Josefa Lima aproveitou o momento para agradecer o empenho da entidade e da categoria. 


Os participantes da reunião também receberam máscaras de proteção contra a COVID-19.