Na manhã da última quinta-feira (14), a secretária de saúde de Satuba, Analúcia Martins, recebeu o SINDACS-AL, representado pelo diretor executivo Edvaldo Gonçalves e pelo diretor regional Alexsandro Norberto (Xandinho), para uma reunião com pautas dedicadas aos agentes de saúde e de combate às endemias.
De acordo com Edvaldo Gonçalves, a secretária apresentou o perfil epidemiológico do município e falou sobre o programa Previne Brasil, que está muito baixo. “Depois do treinamento com os tablets, que já foram comprados, e o cadastro de todas as famílias, a situação vai melhorar. A previsão é que em novembro a gente comece os treinamentos e com certeza vamos sair dessa situação”, afirmou.
A secretária de saúde ainda informou que como já existe um modelo de Projeto de Lei do Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a tabela será atualizada e será agendado um encontro com o prefeito Júnior Tuté para deixar tudo bem encaminhado.
Outro tema abordado durante a reunião foi a lei pecuniária N° 334/2008. “Para podermos avançar, temos que fazer um acordo com o prefeito até chegar numa boa proposta. O valor no momento é de R$ 150,00 (cento e cinquenta reais), mas era para estar acima de R$ 500,00 (quinhentos reais). Está muito defasado”, enfatizou Xandinho.
A secretária de saúde agradeceu a presença dos diretores do SINDACS-AL e pediu uma cópia do PL do PCCS.
O SINDACS-AL reafirma o compromisso de seguir em defesa dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Satuba e de todo o estado de Alagoas.