segunda-feira, 1 de fevereiro de 2021

SINDACS-AL realiza assembleia geral com ACS e ACE de Atalaia

 Atraso no pagamento de dezembro de 2020, reajuste salarial, PL sobre acúmulo de cargos e curso técnico, foram alguns dos assuntos discutidos em a categoria na última sexta-feira (29)


Na última sexta-feira (29), o SINDACS-AL, representado pelo presidente Nelson Cordeiro, o coordenador municipal Alan Xavier e o advogado Felipe Zanotto, participou de uma assembleia geral com os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Atalaia, para dialogar sobre assuntos de interesse da categoria.

O presidente Nelson Cordeiro fez uma explanação sobre a luta da classe com a Federação Nacional dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias (FENASCE) a nível nacional; a busca pelo reajuste do piso salarial; o Projeto de Lei que prevê o acúmulo de cargos; e o curso técnico promovido pelo Ministério da Saúde para os ACS e ACE.


Na ocasião, também foi debatido o atraso do pagamento referente ao mês de dezembro de 2020, bem como o pagamento do incentivo anual. De acordo com Nelson Cordeiro, houve uma deliberação sobre a possibilidade do pagamento ser feito em parcelas, mas a proposta não foi acatada pela categoria. “Ficou definido que os agentes vão esperar o resultado de uma reunião com a secretária de saúde, que ficou agendada para o dia 03 de fevereiro”, explicou.

O advogado do SINDACS-AL, Felipe Zanotto, destacou a importância do sindicato priorizar o diálogo como a melhor forma de resolver a situação, mas que a assessoria jurídica está à disposição e preparada para agir judicialmente, caso seja necessário. O coordenador Alan Xavier defendeu o fortalecimento da categoria a partir da união de todos.

Após a assembleia geral, os representantes do sindicato se reuniram com a prefeita Ceci Rocha, a secretária de saúde Camyla Brasil e o secretário de administração James Teotônio. O objetivo do encontro foi discutir sobre o pagamento do salário referente ao mês de dezembro de 2020, o incentivo de final de ano, e o salário de janeiro de 2021.

Em relação ao salário em atraso e o incentivo de final de ano, os secretários informaram que discutirão

a proposta em reunião a ser realizada às 09h do dia 03 de fevereiro. “Eles falaram, inclusive, que toda a categoria está convidada a participar”, informou Nelson Cordeiro. Já sobre o pagamento de janeiro de 2021, foi afirmado que seria realizado na própria sexta-feira, dia 29 de janeiro.

“Os secretários esclareceram que será feito o pagamento de acordo com o nível e tempo de progressão do Plano de Cargos e Carreiras e Salários (PCCS) e, em caso de repasse inferior ou qualquer tipo de erro, os agentes poderão levar os questionamentos ao coordenador Alan Xavier para que sejam feitas as correções e até mesmo haver um pagamento de folha suplementar”, concluiu.

O SINDACS-AL reafirma o seu compromisso na ação cotidiana e intransigente em defesa dos interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras em todo o estado.