quinta-feira, 11 de fevereiro de 2021

BRASÍLIA: dirigente da FENASCE encerra agenda pautada nos ACS e ACE

 Fernando Cândido representou Alagoas na Capital Federal, participando de reuniões voltadas à luta dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias


Após participar de uma reunião na última terça-feira (09) em Brasília, sobre o planejamento estratégico da FENASCE para o ano de 2021 e prestação de contas do último ano, o dirigente da Federação, Fernando Cândido, deu continuidade a uma agenda pautada na luta dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

 
Nesta quarta-feira (10), Fernando Cândido e outros diretores da FENASCE, que representam vários estados do Brasil, se reuniram virtualmente com a coordenação da DGES (Departamento de Gestão da Educação na Saúde) para tratar sobre o curso técnico da categoria. Na ocasião, todos puderam esclarecer todas as dúvidas referentes ao programa “Saúde Com Agente”, que irá capacitar os ACS e ACE a partir deste ano.


Para Fernando Cândido, que representou os ACS e ACE de Alagoas em Brasília, é fundamental promover a valorização da categoria por meio de programas de qualificação técnica.“O curso é muito importante para o fortalecimento das ações de promoção da saúde e melhora nas condições de trabalho dos agentes”, comentou.


Encerrando a agenda na Capital Federal, Fernando Cândido participou de uma reunião com o Dr. Jurandi Frutuoso, Secretário Executivo do CONASS (Conselho Nacional de Secretários de Saúde), onde foi discutido sobre a importância de prioridade da imunização da categoria dos ACS e ACE contra a COVID19. “Os agentes também trabalham na linha de frente, dentro e fora das Unidades Básicas de Saúde, por isso é fundamental que todos sejam vacinados de forma prioritária”, concluiu.

 

As reuniões realizadas em Brasília visam fortalecer ainda mais a luta em defesa dos direitos dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A FENASCE, da qual o  SINDACS-AL é filiado, por meio de suas ações representativas, reforça o compromisso com a categoria em todo o território nacional.