quarta-feira, 23 de fevereiro de 2022

SINDACS-AL atualiza agentes de Anadia sobre as bandeiras de luta sindical


 Reunião foi realizada nesta quarta-feira (23), na sede do Sindicato dos Servidores Municipais


O SINDACS-AL, representado pelo presidente Nelson Cordeiro e pelos diretores Fernando Cândido, José Vieira e Edvaldo Gonçalves, esteve na manhã desta quarta-feira (23) em Anadia, onde realizou uma reunião com os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. A ocasião contou ainda com a participação do presidente do Sindicato dos Servidores Municipais, Sandro, que cedeu o espaço da sede para o encontro.


O presidente Nelson Cordeiro destacou ações de impacto do SINDACS-AL a nível estadual e as bandeiras de luta levantadas desde antes de sua gestão. “Falamos sobre o histórico de mobilizações, como quando o nosso companheiro Fernando Cândido, no ano de 2005, ingressou com ações nos 102 municípios alagoanos para cobrar a implantação do adicional de insalubridade. Atualmente 99% dos agentes recebem o benefício, graças aos nossos esforços”, enfatizou.


Fernando Cândido, diretor do SINDACS-AL e da FENASCE, transmitiu aos agentes algumas atualizações sobre as principais pautas de luta a nível nacional, como a regulamentação do piso salarial dos ACS e ACE, que ele reivindicou pessoalmente em Brasília (DF) recentemente. A Federação e os sindicatos vinculados estão em busca da oficialização do novo piso, pois embora o reajuste para R$ 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta reais) tenha sido previsto na LOA, uma regulamentação por parte do Governo Federal ainda é necessária.


Fernando Cândido falou ainda sobre o curso técnico ofertado pelo Ministério da Saúde (MS) e passou detalhes sobre a PEC 14/2021, que visa garantir a aposentadoria especial dos ACSs e ACEs, à PEC 22/2011, que tem como base o reajuste salarial da categoria. 


O diretor José Vieira falou sobre o Previne Brasil, uma iniciativa do Governo Federal que passou a substituir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e trata do pagamento por desempenho das equipes de saúde da família, nas quais os agentes comunitários de saúde estão inseridos.


“Visitar os municípios alagoanos e promover essas reuniões é fundamental para manter os ACS e ACE bem informados sobre a atuação do sindicato na capital e nos interiores”, concluiu Nelson Cordeiro.