segunda-feira, 21 de fevereiro de 2022

SINDACS-AL atualiza pautas de reivindicações para agentes de Água Branca


 Líderes sindicais estiveram no município na última quinta-feira (18)



Seguindo o cronograma de visitas pelos municípios alagoanos, o SINDACS-AL, representado pelo presidente Nelson Cordeiro, o diretor executivo Fernando Cândido e os coordenadores municipais Mario Junior e Geraldo, esteve na última quinta-feira (18) em Água Branca para se reunir com os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. O objetivo do encontro foi atualizar a categoria sobre as pautas municipais, estaduais e nacionais. 


De acordo com Nelson Cordeiro, as reuniões são fundamentais para manter os ACS e ACE bem informados sobre a atuação do sindicato na capital e nos interiores. “Discutimos sobre a importância das nossas lutas, a exemplo da Emenda N° 51, que efetivou os agentes de saúde. Lembramos que isso também aconteceu em Água Branca, quando vários agentes foram efetivados”, comentou.


Para o presidente do SINDACS-AL, as conquistas da categoria são frutos de muitas lutas. “Devemos muito aos nossos líderes sindicais, como o próprio Fernando Cândido, que foi um dos precursores das nossas iniciativas. Graças a mobilização dos nossos sindicalistas e da classe trabalhadora, que lutam de forma valente e incansável, hoje podemos desfrutar de muitas conquistas”, destacou.


O diretor do SINDACS-AL e da FENASCE, Fernando Cândido, aproveitou a ocasião para informar aos agentes sobre as principais pautas de luta a nível nacional, como a regulamentação do piso salarial dos ACS e ACE, que ele reivindicou pessoalmente em Brasília (DF) recentemente. “Estamos em busca da oficialização do novo piso, pois embora o reajuste para R$ 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta reais) tenha sido previsto na LOA, é necessário que haja agora uma regulamentação por parte do Governo Federal”, explicou. Ele também falou sobre o curso técnico ofertado pelo Ministério da Saúde.


Ainda durante a reunião, o coordenador municipal Mario Junior deu um boa notícia para os agentes presentes. Ele informou que o procurador de Água Branca afirmou que enviará à Câmara Municipal o PL para regulamentar o pagamento do adicional de insalubridade. “Os agentes não recebem o benefício de forma correta e agora poderão ter mais essa conquista”, contou.


Finalizando o encontro, os membros do SINDACS-AL responderam perguntas e tiraram as principais dúvidas dos agentes.  


“A disposição dos líderes do SINDACS-AL para visitar todos os municípios e atualizar a categoria é fundamental para que a gente siga avançando em nossas lutas”, concluiu Nelson Cordeiro.