Na última quinta-feira (10), o SINDACS-AL, representado pelo presidente Nelson Cordeiro e o coordenador municipal Marcelo, esteve em Craíbas para prestigiar a solenidade de assinatura da implantação do Previne Brasil, que irá beneficiar os agentes comunitários de saúde do município. A coordenadora do PSF, Michele, o secretário de saúde, Diógenes Costa, e representantes da categoria também marcaram presença.
O Previne Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que passou a substituir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e trata do pagamento por desempenho das equipes de saúde da família, nas quais os ACS estão inseridos.
O programa foi regulamentado pela Câmara Municipal e sancionado pelo prefeito Teófilo Pereira. “O rateio dos recursos do Previne Brasil vão garantir uma melhora na qualidade da saúde do município e Craíbas foi um dos primeiros municípios de Alagoas a implantar o programa por meio de Lei Municipal”, afirmou Nelson Cordeiro.
O percentual do rateio dos profissionais que compõem a equipe mínima ficou em 50%. A outra metade será destinada à gestão municipal. De acordo com o secretário Diógenes Costa, os trabalhadores terão metas bem definidas associadas ao pagamento do benefício como forma de garantir excelência nos serviços prestados à população.
A implantação do Previne Brasil nos municípios alagoanos tem sido uma das bandeiras de luta do SINDACS-AL, que tem visitado constantemente os gestores para reivindicar o benefício.
O presidente Nelson Cordeiro aproveitou ainda a oportunidade para destacar a importância do prefeito continuar avançando nos direitos dos servidores. “É importante que a gestão também garanta aos agentes o incentivo anual, garantido pela Lei Federal N° 12.994, além da criação do PCCV da saúde”, concluiu.