quarta-feira, 2 de fevereiro de 2022

SINDACS-AL acompanha votação do Incentivo Anual dos agentes de Major Izidoro


 O benefício foi aprovado durante sessão na Câmara de Vereadores na última terça-feira (02)


O presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, e o dirigente da FENASCE, Fernando Cândido, participaram na última terça-feira (01) de uma sessão na Câmara de Vereadores de Major Izidoro, onde foi colocado em votação o incentivo anual dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.


De acordo com Nelson Cordeiro, a presença do sindicato durante a aprovação do Projeto de Lei N° 02/2022, que cria o incentivo anual para a categoria do município foi uma forma de prestigiar e celebrar a conquista. “O SINDACS-AL encaminhou ofício e requerimento ao prefeito solicitando a criação desse PL para garantir o pagamento do incentivo anual aos ACS e ACE com base na Lei N° 2.994 de 2014”, explicou.



O PL foi uma iniciativa do prefeito Theobaldo Cintra após uma forte articulação do vereador e agente de saúde, Nido Felix, em conjunto com a liderança da categoria, Antônio Samarone, e o SINDACS-AL, que já vinham chamando a atenção da gestão sobre a importância do benefício para os trabalhadores.

O Incentivo Anual tem sido uma conquista do sindicato em vários municípios alagoanos. “Contamos com a colaboração dos nossos diretores estaduais e municipais na luta pelo benefício”, destacou o presidente Nelson Cordeiro.


A validação do Incentivo Anual por meio de Leis Municipais visa a segurança jurídica do pagamento do benefício. “Esse incentivo, quando garantido por Lei Municipal, permanece como direito dos trabalhadores independente da gestão em exercício”, pontuou o dirigente da FENASCE, Fernando Cândido.  



A sessão, que também contou com a presença de vários agentes de saúde e de endemias, contaria com a aprovação da LDO e da LOA do município, mas foi encerrada pelo presidente da Câmara Municipal por falta de consenso entre os vereadores. O presidente Nelson Cordeiro fez um apelo para que houvesse entendimento entre todos e as pautas sejam priorizadas na próxima sessão. “É importante que os projetos do orçamento e da ampliação do incentivo sejam colocados em votação. Devemos lembrar que o documento foi criação do próprio prefeito com base numa demanda popular que provavelmente não terá votos contrários de nenhum vereador”, enfatizou.

Na oportunidade, Nelson Cordeiro e Fernando Cândido também discursaram elogiando a presença dos agentes e destacando a liderança do companheiro de lutas Nido Felix, que é agente de saúde e também vereador do município de Major Izidoro.