quinta-feira, 27 de janeiro de 2022

SINDACS-AL cobra pagamentos do Previne Brasil em Craíbas


 O presidente Nelson Cordeiro e o diretor executivo Fernando Cândido se reuniram com o secretário de saúde nesta quinta-feira (27)


Nesta quinta-feira (27), o SINDACS-AL, representado pelo presidente Nelson Cordeiro e pelo diretor executivo Fernando Cândido, e os agentes comunitários de saúde Marcelo e Patrícia, estiveram reunidos com o secretário de saúde de Craíbas para debater sobre pautas de interesse da categoria, em especial o pagamento do Previne Brasil. 


O Previne Brasil é uma iniciativa do Governo Federal que passou a substituir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e trata do pagamento por desempenho das equipes de saúde da família, nas quais os agentes comunitários de saúde estão inseridos. 


Durante a reunião, o presidente Nelson Cordeiro argumentou que os agentes já estão cobrando o pagamento do benefício. “Em meados de junho de 2021, a Câmara de Vereadores regulamentou o programa”, explicou. Em resposta, foi dito pelo secretário que o projeto de implantação ainda precisa de alguns ajustes.


Na oportunidade, o diretor Fernando Cândido pediu celeridade na regularização da  demanda. “Os profissionais estão cumprindo as metas e merecem ter acesso ao recurso”, enfatizou. 


Ficou acordado que o município fará os devidos ajustes para que conste na lei municipal do Previne Brasil o percentual que será rateado. “Foi definido que será 50% para os profissionais e 50% para a gestão”, contou Nelson Cordeiro.


No encontro, também foi colocada em pauta a implantação do Plano de Cargos, Carreiras e Vencimentos (PCCV) da categoria e o incentivo anual. O secretário se comprometeu a debater amplamente os temas com o sindicato e os agentes numa nova reunião, que será agendada para o mês de março.


O prefeito Teófilo Pereira também compareceu no decorrer da reunião e afirmou que a categoria pode contar com o seu apoio.