Após uma árdua luta da diretora municipal do SINDACS-AL, Renildes Ramos, junto ao secretário de saúde Djalma Falcão, na última segunda-feira (10) os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Piaçabuçu finalmente receberam o incentivo anual.
O benefício foi garantido após um longo período de diálogos e negociações com a gestão municipal. De acordo com Renildes Ramos, havia sido informado que a implementação dos pagamentos aconteceriam já na primeira quinzena de janeiro de 2022.
O incentivo anual é uma parcela extra concedida pelo Ministério da Saúde e está previsto na Lei Federal N° 12.994/2014. O SINDACS-AL atua arduamente para garantir que todos os prefeitos de Alagoas concedam o benefício para a categoria, algo que já foi alcançado em diversos municípios.
A luta agora será para que o incentivo anual seja regulamentado por meio de uma Lei Municipal. O presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, informou à diretora Renildes Ramos que enviará um modelo de PL que servirá de base para Piaçabuçu. “Isso vai garantir mais segurança jurídica para os ACS e ACE no repasse do benefício”, explicou.