quarta-feira, 26 de janeiro de 2022

SINDACS-AL cobra reajuste salarial à gestão de Coruripe


 O diretor municipal Alan Vilela protocolou um ofício solicitando a readequação na manhã desta quarta-feira (26)


Na manhã desta quarta-feira (26), o diretor municipal do SINDACS-AL, Alan Vilela, protocolou um ofício solicitando ao secretário de saúde de Coruripe a atualização do piso salarial nacional dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do município. 


O piso salarial nacional foi retificado de R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais) para R$ 1.750,00 (mil setecentos e cinquenta reais). O novo valor foi sancionado no dia 24 de janeiro de 2021. 


De acordo com o presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, é fundamental que o sindicato inicie as reivindicações cobrando de todos os municípios a readequação salarial da categoria. “Desde que a implantação foi sancionada que nós iniciamos o envio de ofícios aos nossos diretores regionais e municipais para que cobrem as providências aos gestores das áreas em que atuam. Esse reajuste já é referente ao mês de janeiro, por isso não podemos perder tempo”, comentou.


O reajuste do piso salarial nacional dos ACS e ACE foi aprovado após inúmeras reivindicações de entidades representativas da categoria, entre elas a caravana realizada pelo SINDACS-AL e FENASCE no início do mês de outubro de 2021, que levou cerca 47 agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do estado de Alagoas até Brasília (DF) para cobrarem seus direitos.


“O SINDACS-AL se sente orgulhoso por fazer parte dessa luta que culminou no reajuste. O piso salarial também incidirá em outros benefícios, como as gratificações e o adicional de insalubridade”, concluiu Nelson Cordeiro.