O SINDACS-AL, representado pelo presidente Nelson Cordeiro e pelo diretor Fernando Cândido, e acompanhado da comissão representativa dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do município de São José da Tapera, esteve reunido na manhã desta terça-feira (10) com o prefeito do município, Jarbas Ricardo, para discutir demandas urgentes da categoria, como o pagamento do quinquênio, a implantação do programa Previne Brasil, e as progressões por titulação.
De acordo com o presidente Nelson Cordeiro, o quinquênio foi cancelado em janeiro de 2020, mas o prefeito se comprometeu a retomar os pagamentos. “Ele nos informou que pode voltar a pagar o benefício a partir de janeiro de 2022”, contou.
Sobre o Previne Brasil, que substituiu o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ), Jarbas Ricardo afirmou que há grandes possibilidades de implantação. “O prefeito explicou que o programa pode avançar no município vinculando o incentivo ao cumprimento de metas. Isso vai ser discutido na próxima reunião que já foi agendada para o final deste mês”, pontuou o diretor Fernando Cândido, que também compõe a diretoria da FENASCE.
Já em relação às progressões por titulação, o prefeito de São José da Tapera explicou que algumas já foram implantadas, mas que ainda há pendências. “Algumas progressões já foram regularizadas e outras ainda vão ser. Nos casos em que houve impasse, ele se dispôs a conversar individualmente para tentar solucionar”, relatou Nelson Cordeiro.
ASSEMBLEIA GERAL COM ACS E ACE DE SÃO JOSÉ DA TAPERA
De acordo com Fernando Cândido, a categoria concordou com o retorno dado pelo prefeito às reivindicações. "Eles ficaram muito otimistas e satisfeitos com o resultado de hoje. Agora vamos continuar acompanhando os trâmites necessários para a efetivação de todas as pendências junto à gestão", concluiu.