quarta-feira, 4 de agosto de 2021

BRASÍLIA: SINDACS-AL e FENASCE seguem cronograma em defesa do piso salarial e aposentadoria especial dos ACS e ACE

 Durante as reuniões na Capital Federal, o SINDACS-AL está sendo representado pelo presidente Nelson Cordeiro e pelo diretor Fernando Cândido, que também representa Alagoas na diretoria da FENASCE, e pela diretora Adeilda Maria.



O cronograma de articulações das lideranças do SINDACS-AL e da FENASCE se manteve movimentado nesta quarta-feira (04), durante o segundo dia de passagem do grupo por Brasília. A PEC 14/2021, que visa garantir a aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, e a PEC 22/2011, que tem como base o reajuste salarial da categoria, são as pautas prioritárias que vêm sendo debatidas com os parlamentares.


Para defender as reivindicações da categoria, no início da manhã os representantes do SINDACS-AL e da FENASCE, Fernando Cândido e Nelson Cordeiro, estiveram reunidos com a deputada federal Jandira Feghali, do PC do B, que é líder da minoria na Câmara dos Deputados.



Ainda durante a manhã, as lideranças dos ACS e ACE participaram da reunião da Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara Federal. Ao término, o grupo teve a oportunidade de conversar com o presidente da comissão, o deputado federal Dr. Luizinho, do Partido Progressista, onde as pautas do reajuste do piso salarial e da aposentadoria especial foi amplamente debatidas. Ainda participaram da reunião as deputadas Carmen Zanotto (Cidadania), Jandira Ferghali (PC do B) e Benedita da Silva (PT).


No horário da tarde, os dirigentes da FENASCE e do SINDACS-AL estiveram com o líder do Governo


na Câmara, o deputado federal Ricardo Barros, para reivindicar uma posição do Presidente da República, Jair Bolsonaro, a respeito do reajuste do piso e da aposentadoria especial da categoria dos agentes de saúde e de combate às endemias. A reunião contou ainda com a participação do Deputado Federal Dr. Odorico, do PSB.


“O Líder informou que já solicitou da casa civil uma posição, mas não recebeu resposta. O Deputado Ricardo Barros assumiu o compromisso de cobrar celeridade do Governo Federal às reivindicações da categoria”, informou o diretor do SINDACS-AL e da FENASCE, Fernando Cândido.



Finalizando a agenda desta quarta-feira, o grupo se reuniu com o deputado federal Alessandro Molon, que é líder da oposição na Câmara. De acordo com Fernando Cândido, o grupo apresentou ao parlamentar as propostas sobre o reajuste salarial e a aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que são as pautas prioritárias da viagem à Brasília. “Nós explicamos que a nossa luta não possui viés político, é apartidária. Nós precisamos dos votos da bancada governista e da oposição. O deputado Alessandro Molon prontamente se comprometeu em ajudar nas articulações em defesa das reivindicações da categoria e se colocou à nossa disposição”, contou.


O SINDACS-AL e a FENASCE permanecerão em Brasília até a próxima quinta-feira, dia 05 de agosto, articulando com os parlamentares e captando apoio para que as demandas da categoria sejam priorizadas.