quinta-feira, 5 de agosto de 2021

BRASÍLIA: SINDACS-AL e FENASCE encerram agenda de articulações políticas em defesa dos ACS e ACE


 Nesta quinta-feira (05), o SINDACS-AL foi representado pelo presidente Nelson Cordeiro e pela diretora Adeilda Maria durante as articulações na Capital Federal

A agenda de reuniões e articulações dos representantes do SINDACS-AL e da FENASCE se manteve extensa durante o último dia de luta em Brasília. O objetivo da viagem, que durou três dias, foi dialogar com os parlamentares em defesa dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, que estão reivindicando o reajuste salarial e a aposentadoria especial da categoria.

Na manhã desta quinta-feira (05), as lideranças do SINDACS-AL e da FENASCE se reuniram com o deputado federal João Campos, do PR de Goiás, para solicitar o apoio às reivindicações prioritárias em defesa da categoria.

De acordo com o presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, o deputado João Campos se colocou à disposição para fazer as articulações necessárias com seus aliados políticos para que as emendas sejam aprovadas. “Esse é mais um apoio importante em defesa da PEC 14/2021, que trata da aposentadoria especial dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, e da PEC 22/2011, que tem como base o nosso reajuste salarial”, afirmou.


Em seguida, às lideranças sindicais estiveram na sede do Conselho Nacional de Saúde (CNS), onde foram recebidos pelo presidente Fernando Pigatto, que reafirmou seu apoio à luta dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias.

De acordo com Nelson Cordeiro, o CNS também é um forte instrumento de defesa da classe trabalhadora. “Essa articulação entre sociedade civil e representantes do poder público possibilita a percepção das necessidades da população, por isso é fundamental mantermos aberto esse canal de diálogo”, comentou.

O SINDACS-AL e a FENASCE retornam de Brasília após um cronograma de ações efetivas para garantir os direitos dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias. “Todas essas articulações vieram para somar forças às nossas lutas junto aos parlamentares”, concluiu Nelson Cordeiro.