sexta-feira, 5 de março de 2021

SINDACS-AL questiona taxa de insalubridade repassada aos agentes de Murici

 O benefício deve ter como base o piso salarial da categoria, mas os trabalhadores estão recebendo de acordo com o salário mínimo


Na tarde da última quinta-feira (04), o SINDACS-AL, por meio do diretor executivo Manoel Sarmento e da diretora municipal Isabel de Moura, esteve reunido com o procurador geral de Murici, Dr. Salgueiro, e com uma comissão formada por agentes comunitários de saúde e de combate às endemias do município, para pedir explicações sobre o pagamento da insalubridade referente ao último mês trabalhado.

Segundo Manoel Sarmento, o benefício foi repassado com base no salário mínimo e não no piso salarial da categoria. Após as explicações do procurador, o diretor do sindicato demonstrou surpresa com a atitude da gestão. “Murici sempre foi exemplo por pagar todos os direitos aos ACS e ACE, por isso é estranho constatar essa falha”, explicou.

Durante o encontro foram apresentadas e debatidas todas as leis que garantem o pagamento da insalubridade com base no piso salarial da categoria. “O procurador achava que era pago em cima do salário mínimo. Esclarecemos que há anos os agentes de saúde e endemias recebem o benefício de acordo com o salário base”, afirmou Manoel Sarmento.

Ao final da reunião, o Dr. Salgueiro pediu para o SINDACS-AL elaborar um protocolo e encaminhar ao município até a próxima semana, cobrando uma resolução do problema. Um novo encontro ficou previamente agendado para o dia 11 de março de 2021.

O SINDACS-AL reafirma o compromisso sólido de defender os interesses dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de todo o estado de Alagoas. “Juntos somos fortes e unidos venceremos sempre!”, concluiu Manoel Sarmento.