quinta-feira, 11 de março de 2021

Vice-presidente do SINDACS-AL define pautas prioritárias com agentes de Porto Calvo

 Alex Silva se reuniu com representantes da categoria no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na tarde da última quarta-feira (10)


Na tarde da última quarta-feira (10), o vice-presidente do SINDACS-AL, Alex Silva, esteve reunido com representantes dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Porto Calvo para discutir e definir pautas prioritárias para a categoria.

O encontro, que aconteceu no Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Porto Calvo, teve como um dos assuntos prioritários o “Previne Brasil”, que substituiu o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) aos trabalhadores do Programa Saúde da Família (PSF). “É preciso que seja criada uma lei municipal para fazer um rateio dos recursos por desempenho dos trabalhadores dentro de suas unidades”, explicou o vice-presidente.

A vacina de combate à COVID-19 também foi abordada na reunião. De acordo com Alex Silva, é fundamental incluir os agentes no grupo prioritário do calendário de imunização e, por isso, a solicitação está sendo feita por meio de ofício. Ainda sobre a pandemia, o SINDACS-AL se comprometeu a cobrar da gestão a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs), como máscaras, luvas e álcool 70%, além de outros materiais essenciais para o exercício habitual das atividades dos agentes, como fardamentos, camisas com proteção UV, entre outros.

Outro tema colocado em pauta foi o programa “Saúde Com Agente”, lançado no dia 08 de dezembro de 2020 pelo Ministério da Saúde. O curso técnico irá capacitar agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de todo o Brasil, 50% de forma presencial e 50% à distância.

Ficou definido, ainda, que será agendada uma reunião com a secretária de saúde de Porto Calvo, com o objetivo de discutir sobre a data-base e outras questões salariais, como a abertura para a implantação de um Plano de Cargo, Carreiras e Salários (PCCS).

Para finalizar, fichas de cadastro foram distribuídas para que os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias não sindicalizados possam dar entrada ao pedido de filiação ao SINDACS-AL.