Durante o encontro realizado na última quinta-feira (25), foi anunciado o reajuste e o pagamento do retroativo referente a janeiro de 2021
Na última quinta-feira (25), o diretor do SINDACS-AL, José Sebastião, e uma comissão formada por agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, se reuniram com o prefeito de Marechal Deodoro, Cacau Filho, para discutir sobre o reajuste salarial da categoria e outras pautas urgentes. O encontro contou, ainda, com a presença da secretária de saúde, Tânia Queiroz, do presidente da Câmara de Vereadores, André Bocão, e integrantes da atenção básica.
O prefeito Cacau Filho anunciou o reajuste salarial dos agentes para R$ 1.550,00 (mil quinhentos e cinquenta reais), de acordo com o valor fixado nacionalmente com base na Lei Federal 13.708/18, além de garantir o pagamento retroativo referente a janeiro de 2021. “Ele informou que em função da situação da crise financeira que se encontra o Município, o retroativo será pago em seis vezes, onde a primeira parcela já inicia no corrente mês”, explicou José Sebastião, acrescentando que o salário dos agentes tem uma grande contrapartida do município em função do Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR). “Os agentes com nível superior podem chegar a receber em média R$ 3.400,00 (três mil e quatrocentos reais). Essa diferença acima do piso ocorre por mérito e tempo de trabalho do servidor, paga com recursos próprios do município”, complementou.
De acordo com o diretor do SINDACS-AL, na ocasião o prefeito ressaltou a importância dos agentes na melhoria da qualidade na saúde dos munícipes. “Ele fez questão de falar que desde seu primeiro mandato tem dado toda atenção à categoria e que nesse segundo mandato não será diferente. Ele espera que a categoria se sinta valorizada pela gestão, que não deixará de fazer o melhor, não apenas em questão salarial, mas principalmente nas condições de trabalho”, contou.
Segundo a secretária Tânia Queiroz, em breve serão enviados computadores para as Unidades Básicas de Saúde do município, para facilitar o trabalho dos agentes. Ela também informou que aumentará a quantidade de protetor solar mensal, de uma para duas unidades por trabalhador, bem como os kits de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) que deverão conter quinze máscaras e serão entregues semanalmente, o aumento do número de fardamentos, já em licitação, a disponibilização de bicicletas para os que realmente necessitam, e os demais insumos, garantindo qualidade no desenvolvimento das atividades dos serviços prestados.
O diretor José Sebastião parabenizou o prefeito pela forma com que tem tratado a categoria. “Até o momento o prefeito Cacau não tem negado nada a que a categoria tem direito. Ele está sempre recebendo o sindicato e atendendo prontamente todas as reivindicações da categoria”, concluiu.