O vice-presidente do SINDACS-AL, Alex Silva, representou a entidade e a categoria dos agentes comunitários de saúde e de combate às endemias, durante uma audiência pública realizada na manhã desta quarta-feira (17), na Câmara de Vereadores de Japaratinga. O encontro teve como objetivo discutir sobre o Projeto de Lei (PL) que autoriza o aumento da alíquota de contribuição previdenciária dos trabalhadores, de 11% para 14%.
Apesar da resistência dos trabalhadores, durante a audiência que contou com a participação do presidente do Instituto de Previdência dos Servidores Públicos (IPREV) e da secretária de educação do município, os vereadores se mostraram favoráveis ao reajuste. De acordo com Alex Silva, o aumento de 3% na contribuição pode parecer pouco, mas faz diferença no bolso. “Se somarmos apenas esse acréscimo de 3% de desconto ao longo de um ano inteiro de contribuição, teremos 36% a menos do que recebemos e isso não é nada bom”, explicou.
Como forma de contornar a perda financeira resultante da alteração da alíquota previdenciária, o vice-presidente do SINDACS-AL usou a sua fala para apresentar alternativas aos vereadores e demais presentes. “Já que o aumento da contribuição é inevitável, precisamos pensar em meios de compensação para que os trabalhadores não sejam prejudicados”, enfatizou.
Entre as alternativas apontadas por Alex Silva, a realização de um estudo para a implantação de um Plano de Cargos, Carreiras e Salários (PCCS), a aplicação de incentivos por meio de programas federais como o “Previne Brasil” e a realização de concursos públicos ou processos seletivos, foram exemplos que podem ajudar os trabalhadores do município.
“Parabenizo e agradeço o espaço que nos deram com esta audiência pública e o respeito transmitido pelo prefeito e todos os vereadores de Japaratinga. Agora é preciso que juntos encontremos alternativas para que os trabalhadores não sejam, como sempre, os únicos prejudicados”, concluiu.