Alex Silva se reuniu com agentes de saúde e de combate às endemias do município nesta sexta-feira (05). Após o encontro, protocolou ofícios destinados ao prefeito e à secretária de saúde.
O SINDACS-AL, representado pelo vice-presidente Alex Silva, realizou na manhã desta sexta-feira (05) uma reunião com os agentes comunitários de saúde e de combate às endemias de Japaratinga. O encontro, que aconteceu na Câmara de Vereadores do município, teve como objetivo debater temas urgentes, como a vacinação da categoria contra a COVID-19, a distribuição de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e a implantação do Previne Brasil.
De acordo com Alex Silva, é fundamental incluir os agentes no grupo prioritário do calendário de imunização da COVID-19, principalmente agora que os números de infecções e óbitos voltaram a aumentar em todo o país e o Governo de Alagoas anunciou a retomada da fase amarela do protocolo de distanciamento social controlado. “A gestão municipal precisa reconhecer o importante trabalho realizado por esses profissionais na linha de frente durante a pandemia”, afirmou.
Outro tema amplamente discutido foi o pagamento do Programa “Previne Brasil”, que substituiu o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) aos trabalhadores do Programa Saúde da Família (PSF). O benefício é uma forma de incentivar os gestores e as equipes para a melhoria da qualidade dos serviços de saúde.
Na ocasião, o vice-presidente do SINDACS-AL discutiu ainda sobre a definição de uma data-base anual para os ACS e ACE. “Nós agradecemos à gestão pelo pagamento do mês de dezembro de 2020 e também do mês de janeiro que foi repassado dentro da data-base, mas já pedimos uma data-base de pagamento anual para os agentes”, explicou.
Questões como a cobrança de EPIs (máscaras e álcool 70%), fardamento, protetor solar, alíquota de contribuição sindical e novas filiações também entraram em pauta no município.
Após a reunião, Alex Silva protocolou ofícios com as reivindicações da categoria na Prefeitura de Japaratinga, destinados ao prefeito e à secretária de saúde.
O SINDACS-AL reafirma o seu compromisso na ação cotidiana e intransigente em defesa dos interesses dos trabalhadores e das trabalhadoras em todo o estado.