terça-feira, 19 de abril de 2022

Servidores de Maceió rejeitam proposta de reajuste do prefeito JHC


 Após assembleia geral promovida por líderes sindicais, trabalhadores agendam atos na capital


Nesta terça-feira (19), mais uma vez o SINDACS-AL participou ativamente de uma assembleia geral promovida pelo Movimento Unificado dos Servidores Públicos de Maceió. O objetivo do encontro, que aconteceu na sede do SINTEAL, foi debater com as diversas categorias que atuam no município sobre a proposta de reajuste salarial apresentada pela gestão do prefeito JHC. 


De acordo com as informações recebidas pelas lideranças sindicais em reunião com representantes do município, realizada na última segunda-feira (18), na Secretaria Municipal de Economia, JHC ofereceu para este ano um reajuste de apenas 3% previsto para  julho, sem pagamento retroativo, além de duas progressões por mérito.


Para o ano de 2023, a proposta é de um reajuste de 2%, com previsão de implementação em maio, também sem retroativos. A gestão também ofereceu 100 titulações por mês e a regularização de todos os méritos.


Já para 2024, a ideia é garantir o reajuste pela inflação do ano corrente. Porém, tudo o que foi proposto está condicionado à revisão e alteração do Plano de Cargos e Carreiras e Vencimentos (PCCV) do município. 



O presidente do SINDACS-AL, Nelson Cordeiro, destacou que o reajuste que vem sendo cobrado pelo Movimento Unificado é de 16%, considerando que os servidores públicos municipais já amargam enormes perdas salariais ao longo dos últimos anos. “O nosso poder de compra está cada vez menor. Não podemos aceitar que o nosso trabalho continue sofrendo com a desvalorização”, argumentou.



Diante da proposta apresentada pelo município e após deliberação com todos os presentes, a maioria rejeitou a proposta de reajuste salarial do prefeito JHC. Como consequência, o conjunto de servidores decidiu iniciar uma série de atos públicos em protesto pela valorização dos trabalhadores. 


“Faremos uma paralisação no dia  28 de abril, com concentração na Praça Deodoro. No dia 01 de maio o ato será na cadeira instagramável, localizada na orla da Ponta Verde. O SINDACS-AL continuará acompanhando tudo de perto, em defesa dos ACS, ACE e de todos os servidores públicos de Maceió”, concluiu Nelson Cordeiro.