quarta-feira, 16 de novembro de 2022

Nelson Cordeiro e Alexsandro Noberto se reúnem com agentes de Olivença

 Ações do Sindacs-AL a nível municipal, estadual e nacional foram debatidas


Ações judiciais datadas desde 2012, em que o Plano de Cargos e Carreiras da Saúde não foi respeitado, foram tratados com os agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias (ACS e ACE) de Olivença na sexta-feira (11). O presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, e o diretor Alexsandro Noberto, também falaram sobre o incentivo anual e ações a nível estadual e nacional ao lado dos coordenadores municipais Alex e Aparecido.  

De acordo com Nelson Cordeiro, gestões antigas da Prefeitura de Olivença não estavam cumprindo o PCC da Saúde, nem realizando os repasses de incentivo para os agentes, por isso o sindicato entrou na justiça. “São diversos processos, desde 2012, para garantir o pagamento dos valores devidos aos servidores públicos municipais”, contou.

Em 2021, o Executivo Municipal instituiu a Lei nº 430, de 11 de outubro de 2021, para garantir o repasse financeiro do incentivo de final de ano do Ministério da Saúde conforme o Decreto Presidencial nº8.474/2015. Para Nelson, o prefeito Jó tem sido um parceiro da categoria.

“Durante seu mandato, o PCC da Saúde está sendo cumprido, bem como o pagamento do incentivo de final de ano, que além de pagar em janeiro garantiu seu repasso por meio de legislação. Aqui, conseguimos tirar como exemplo para nosso luta em outras cidades”, relatou.

O momento foi propício para Alexsandro Noberto falar sobre a importância do PCC da Saúde como forma de valorização profissional e melhoria do serviço público. “É fato, que a implantação do PCC garante a melhoria da qualidade da prestação dos serviços da saúde, tendo em vista que os trabalhadores buscam sua melhor qualificação para garantir desenvolvimento profissional e melhores salários”, contou.

O Sindacs-AL possui diversas lutas em pauta, inclusive o piso salarial nacional que é um direito constitucional garantido pela Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022. A maioria dos municípios alagoanos está cumprindo a legislação brasileira e pagando os dois salários mínimos da categoria.