quarta-feira, 9 de novembro de 2022

Gratificação de fim de ano para ACS e ACE é pauta de solicitações em União dos Palmares

 Diretoria do Sindacs-AL participou de reunião do Conselho Municipal de Saúde e cobrou repasse do Ministério da Saúde


A gratificação de fim de ano dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias (ACS e ACE) é um valor repassado pelo Fundo Nacional da Saúde todo fim de ano. Na terça-feira (8), o presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), Nelson Cordeiro, os diretores executivos, Manoel Sarmento e Edvaldo Gonçalves, e o advogado Carlos Palagani, participaram do Conselho Municipal de Saúde de União dos Palmares para solicitar o incentivo anual.

Geralmente o pagamento é enviado para a conta das prefeituras em novembro ou dezembro e existem muitos casos em que os gestores públicos ignoram o direito dos servidores públicos municipais e não pagam este incentivo anual, foi por este motivo que a diretoria do Sindacs-AL conversou com a secretária municipal de Saúde, Geany vergeth, e os membros do conselho, presidido pela Dra. Socorro.

Nelson Cordeiro explicou sobre a legislação vigente e informou que é necessário o pagamento para os trabalhadores. “Enquanto a secretária municipal de Saúde se contrapõe dizendo que este incentivo de fim de ano não deve ser pago como adicional para os servidores, nós mostramos a lei e exemplificamos o nosso sucesso em todas as cidades que o Sindacs-AL tem atuação”, relatou.

Dr. Carlos Palagano e Manoel Sarmento também discursaram sobre o piso salarial nacional durante a reunião. Ficou definido que haverá uma reunião extraordinária do Conselho Municipal de Saúde para debater especificamente sobre o tema, havendo um conhecimento mais amplo e apurado sobre o assunto, em União dos Palmares.