sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Audiência pública discute regulamentação do piso salarial nacional dos ACS e ACE de Maceió

 Direito constitucional da categoria está sendo negado pelo prefeito de Maceió



Com o objetivo de discutir a implantação da Emenda Constitucional 120, de 5 de maio de 2022, com os vereadores e com a sociedade de Maceió, a legisladora municipal Gaby Ronalsa solicitou a realização de uma audiência pública, que aconteceu na tarde desta sexta-feira (4), na Câmara Municipal de Maceió, em Jaraguá. Representando o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (Sindacs-AL), o presidente Nelson Cordeiro, participou da mesa de honra e os diretores Adeilda Almeida e Sérgio Leandro, acompanharam na plateia.

Com o tema "A luta dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias pelo cumprimento de direito constitucional pelo Executivo Municipal" o evento foi importante para esclarecer todo o empenho dos trabalhadores para a efetivação da sua política de valorização salarial. Nelson Cordeiro trouxe uma retrospectiva de todas as leis e discussões, que culminaram neste momento, em que os ACS e ACE estão sendo valorizados em todo o Brasil, só não em Maceió.

“É uma injustiça o que o prefeito de Maceió está fazendo com todos os agentes de saúde e agentes de combate às endemias. Ele está negando um direito constitucional. A Lei nº 12.994/2014, artigo 9-A, diz que o piso salarial nacional deve ser aplicado no início da carreira. O prefeito está fazendo apenas um complemento no nosso salário. Ele é o único prefeito em Alagoas, que está fazendo isso. Um verdadeiro absurdo!”, exclamou Nelson.

 

Os servidores públicos municipais participaram de forma expressava e com discursos inflamados demonstraram que querem os dois salários mínimos vigentes no início da tabela do Plano de Cargos e Carreiras (PCC), como diz a lei. O diálogo com a gestão não acontece, por este motivo a categoria começou uma greve geral no dia 11 de outubro, a qual foi considerada legal pelo desembargador do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL), Ivan Vasconscelos, na segunda-feira (31).

 

A audiência pública pode ser vista por meio do canal do Youtube da Câmara Municipal de Maceió: https://www.youtube.com/watch?v=ESP8hV-w1FA