terça-feira, 1 de dezembro de 2020

Diretores e Coordenadores do SINDACS-AL recebem capacitação sobre o Previne Brasil

  

Ação foi realizada nesta terça-feira (01) na FETAG, com a participação de Marcelo Piraiba (SINDACS-PB), para discutir detalhes do programa que irá substituir o PMAQ


Nesta terça-feira (01), diretores e coordenadores do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde de Alagoas (SINDACS-AL) participaram de um curso de capacitação sobre o “Previne Brasil”, o novo programa do Governo Federal que irá substituir o Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ). A ação foi realizada na sede da Federação dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Agricultura no Estado de Alagoas (FETAG-AL).

Para colocar em pauta os detalhes sobre a alteração nos meios de pagamento por desempenho das


equipes de saúde da família que vão acontecer após a implantação do Previne Brasil, o SINDACS-AL contou com a presença do presidente do Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde da Paraíba (SINDACS-PB), Marcelo Piraiba, que ressaltou a importância da capacitação para facilitar o diálogo entre os representantes sindicais e suas respectivas bases e gestões municipais. “Um evento como esse que o SINDACS-AL promove é muito importante, pois os diretores e coordenadores capacitados poderão assistir melhor no próximo ano a base da nossa categoria”, comentou.


A presidenta da Central Única dos Trabalhadores do Estado de Alagoas (CUT-AL), Rilda Alves, participou da abertura da ação e parabenizou o SINDACS-AL pela iniciativa. “Quero parabenizar o SINDACS-AL por mais um momento de capacitação junto com sua base. Precisamos sempre estar informados, ter novos conhecimentos, por que a gente sabe que pra enfrentar esse momento que estamos atravessando, de retirada de direitos, de discriminação dos servidores e dirigentes, a gente precisa estar preparado”, ressaltou.

Para o presidente do SINDACS-AL, Fernando Cândido, a capacitação teve o objetivo de instrumentalizar os diretores e coordenadores para que eles que levem o debate aos gestores municipais e assim garantam que esses recursos sejam destinados às equipes do PSF, principalmente aos agentes comunitários de saúde.  “Em alguns municípios a gente tinha negociado para que parte dos recursos do PMAQ fossem destinados aos servidores, e conseguimos isso por meio de leis municipais, porém essas leis ainda se referem ao programa que será substituído”, explicou o sindicalista, que também ressaltou o compromisso do SINDACS-AL em promover o conhecimento.


“Essa capacitação vai aperfeiçoar a capacidade dos nossos diretores negociarem de forma coletiva com os gestores. A ação está muito relacionada com a responsabilidade que o SINDACS-AL sempre teve em criar oportunidades para que os seus diretores, tanto estaduais quanto municipais, possam adquirir novos conhecimentos”, concluiu Fernando.

Durante o evento, outros assuntos de interesse da categoria foram debatidos, como o Incentivo de Fim de Ano, o Plano de Cargos, Carreiras e Remuneração (PCCR) e a continuidade de um curso técnico promovido pelo Ministério da Saúde, que irá capacitar agentes de saúde e de combate às endemias no próximo ano.